Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Educação por meio da tecnologia é temática da próxima edição da série “Pandemia e Sociedade” da Fundaj
Início do conteúdo da página

Educação por meio da tecnologia é temática da próxima edição da série “Pandemia e Sociedade” da Fundaj

Publicado: Segunda, 08 de Junho de 2020, 17h35 | Última atualização em Segunda, 08 de Junho de 2020, 17h35 | Acessos: 523

Na ocasião, serão apresentadas ações tecnológicas para aprendizado de alunos de escolas públicas pernambucanas

Neste período de isolamento social, muitas inovações estão sendo feitas na forma de se aprender. A fim de contribuir para a reflexão sobre o assunto, a próxima edição da série Pandemia e Sociedade apresentará como escolas públicas têm lidado com este cenário, e algumas pesquisas teóricas sobre a questão. Com o tema "Educação e Tecnologia em Tempos de Pandemia: a experiência de Pernambuco", a Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promove o ciclo de palestras virtuais na próxima sexta-feira (12), pelo canal do YouTube da Fundaj. Palestrarão, a professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI) da Fundaj Flávia Peres, o comunicólogo e diretor-presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) Gustavo Almeida e a Gerente Regional de Educação (Gre) da Mata Centro (PE) e professora da rede estadual de Pernambuco Kátia Monteiro.

“O debate apresentará experiências que estão sendo desenvolvidas no âmbito da educação
no estado e reflexões com base em estudos sobre o uso da tecnologia na educação, bem como, o prognóstico de uma agenda de pesquisas”, destacou o diretor da Dipes da Fundaj, Luis Henrique Romani.

A principal estratégia para levar conhecimento aos que têm pouco acesso a tecnologia tem sido a transmissão de programas por meio do rádio e da televisão. Durante as palestras, o público poderá compreender melhor essa prática e conhecer embasamentos científicos em relação aos contextos tecnológicos dentro da educação. Nessa edição da série, a pesquisadora da Coordenação Geral do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim) da Fundaj Cibele Rodrigues será a mediadora. Ela comandará a apresentação e também as perguntas dirigidas aos convidados escolhidos.

“Superar a exclusão digital é um grande desafio, uma vez que boa parte dos estudantes do Brasil ainda não têm acesso a conectividade. Dessa forma, numa tentativa de superar essas exclusões digitais, a Secretaria de Educação Estadual de Pernambuco lançou uma plataforma que hoje está sendo acomodada nos canais de televisão da TV Pernambuco, TV Universitária, TV Alepe e TV Nova. A ideia é ofertar nelas uma parte do conteúdo que seria vivenciado presencialmente”, destacou a Gerente Regional de Educação (Gre) da Mata Centro (PE) e professora da rede estadual de Pernambuco Kátia Monteiro.

Além das experiências com os alunos, Kátia também falará sobre a formação e os cuidados com os professores da rede. Já o comunicólogo Gustavo Almeida, que dirige a TV Pernambuco, palestrará na visão de quem contribui na técnica da comunicação educacional. “Falarei sobre a importância geral da comunicação pública na radiodifusão e exemplificarei, mostrando as ações da TV Pernambuco nesse âmbito. Com o Educa-PE e o Pernambuco.som, a emissora vem colocando no ar conteúdos educacionais e culturais, além de vídeos nos intervalos das programações com artistas, professores e profissionais da saúde”, afirmou Gustavo.

Pandemia e Sociedade

A série Pandemia e Sociedade promove ciclos de palestras virtuais sobre problemáticas enfrentadas pela sociedade em meio a crise global da Covid-19. Com o objetivo de contribuir para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, a Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lançou a primeira edição do projeto no último dia 29 de maio. A cada 15 dias, a série aborda temáticas relevantes, por meio de vários seminários, os quais sempre são transmitidos pelo canal do YouTube da Fundaj.

Serviço:

Educação e Tecnologia em Tempos de Pandemia: a experiência de Pernambuco

Mediadora: pesquisadora da Coordenação Geral do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim) da Fundaj Cibele Rodrigues
Palestrantes: professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI) da Fundaj Flávia Peres, comunicólogo e diretor-presidente da Empresa Pernambuco de Comunicação - EPC Gustavo Almeida e a Gerente Regional de Educação (Gre) da Mata Centro (PE) e professora da rede estadual de Pernambuco Kátia Monteiro.
Data: 12 de junho
Hora: 10h às 11h30
Local: canal do YouTube da Fundaj

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.