Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Secchin palestra no Instagram da Fundaj sobre a relação de João Cabral de Melo Neto com escritores e poetas
Início do conteúdo da página

Secchin palestra no Instagram da Fundaj sobre a relação de João Cabral de Melo Neto com escritores e poetas

Publicado: Terça, 09 de Junho de 2020, 20h13 | Última atualização em Terça, 09 de Junho de 2020, 20h13 | Acessos: 451

“Diálogos de João Cabral com a Literatura”: encontro virtual será nesta sexta-feira (12), às 18h, com mediação de Selma Vasconcelos, membro da Sociedade Brasileira de Escritores Médicos

Em parceria com a Flipojuca, Feira Literária do Vale do Ipojuca, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) transmitirá ao vivo em seu Instagram (@fundajoficial) a palestra “Diálogos de João Cabral com a Literatura Brasileira”, na próxima sexta-feira (12), às 18h. O encontro virtual terá como palestrante um dos membros da Academia Brasileira de Letras, Antônio Carlos Secchin, e mediação de Selma Vasconcelos, da Sociedade Brasileira de Escritores Médicos (SOBRAMES) e professora da Universidade de Pernambuco (UPE).  

Carioca natural do Rio de Janeiro, o poeta, ensaísta e crítico literário brasileiro Antônio Carlos Secchin é referência sobre as obras do escritor recifense João Cabral de Melo Neto, que se estivesse vivo teria completado 100 anos de idade em 9 de janeiro deste ano. Secchin, que também é Doutor em Letras e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicou nove livros em homenagem a João Cabral.

“Na palestra, vou comentar a relação de (João) Cabral com outros escritores pernambucanos e com o poeta Carlos Drummond de Andrade. Ele sempre admirou muito Drummond. Era uma relação poética”, disse Secchin.

Estudiosa da vida e obra de João Cabral de Melo Neto, a médica Selma Vasconcelos assume o papel de mediadora na palestra online. Ela também já publicou obras sobre o poeta pernambucano, entre elas “João Cabral de Melo Neto - Retrato falado do poeta” e “Memória Documental de João Cabral de Melo Neto”.

“João Cabral (de Melo Neto) é a estrela maior da poesia e por isso ele é universal. O poeta mostrou que a poesia é comprometida com a estética e que não é preciso poetizar o que, por si só, já é poesia”, destacou Selma.

Um dos fundadores da Flipojuca, Eduardo Côrtes ressaltou a dedicação e a seriedade do trabalho do estudioso Antônio Carlos Secchin. “Ele é um especialista em João Cabral de Melo Neto, o maior poeta da língua portuguesa. Secchin tem propriedade para falar sobre o legado de João Cabral de Melo Neto”, comentou.

Serviço

Palestra: “Diálogos de João Cabral com a Literatura Brasileira”
Data: 12 de junho de 2020
Hora: 18h
Live: Instagram da Fundaj (@fundajoficial)
Participantes: Antônio Carlos Secchin (palestrante – membro da Academia Brasileira de Letras) e Selma Vasconcelos (mediadora – membro da Sociedade Brasileira de Escritores Médicos)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.