CURTA ALUMIAR COMEÇA NESTA QUINTA
Começa hoje o Curta Alumiar - I Mostra de Curtas Pernambucanos Acessíveis On-line da Fundaj, para pessoas com deficiências visuais e auditivas. A mostra lança oito curtas acessíveis de diferentes gêneros e formatos, disponíveis para serem assistidos no portal da Cinemateca Pernambucana. Promovida pelo Cinema da Fundação, a mostra segue até amanhã (19)
Com acesso gratuito no endereço cinematecapernambucan
A coordenadora ressalta que a acessibilidade comunicacional dos curtas foi produzida pela Fundaj e que a mostra é mais uma atividade promovida pelo projeto Alumiar de Sessão Acessível do Cinema da Fundação, criado no final de 2017. O Alumiar oferece um espaço de inclusão social e cultural para as pessoas com deficiências sensoriais e tornou o Cinema da Fundação o primeiro do Brasil a tornar filmes acessíveis e a exibir sua programação regular longas nacionais com três modalidades de acessibilidade comunicacional: Audiodescrição (AD) para pessoas cegas ou com baixa visão; Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas, e Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE).
O Alumiar destina-se, também, a estudantes, profissionais e pesquisadores da área da acessibilidade, produtores de audiovisual, estudantes de artes visuais e o público em geral. Além de colaborar para a formação de um novo público a partir da inserção de pessoas com deficiências sensoriais no universo do cinema, a ação inclusiva criou um canal de diálogo com profissionais da acessibilidade, promovendo debates e encontros sobre acessibilidade nas salas de cinema.
Os curtas selecionados para esta primeira mostra Curta Alumiar são A Árvore do Dinheiro, de Marcos Buccini e Diego Credidio; A Onda Traz, O Vento Leva, de Gabriel Mascaro; Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos, de Camilo Cavalcante; Cinema Glória de Fernando Spencer e Felix Filho; Clandestina Felicidade de Beto Normal e Marcelo Gomes; Nº 27, de Marcelo Lordello; Recife de Dentro pra Fora de Kátia Mesel, e Salu e o Cavalo Marinho, de Cecília da Fonte Alves.
PROGRAMAÇÃO - MOSTRA CURTA ALUMIAR
18 de junho (quinta), a partir das 14h:
A Árvore do Dinheiro de Marcos Buccini e Diego Credidio
A Onda Traz, O Vento Leva de Gabriel Mascaro
Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos de Camilo Cavalcante
Cinema Glória de Fernando Spencer e Felix Filho
19 de junho (sexta), a partir das 14h:
Clandestina Felicidade de Beto Normal e Marcelo Gomes
Nº 27 de Marcelo Lordello
Recife de Dentro pra Fora de Kátia Mesel
Salu e o Cavalo Marinho de Cecília da Fonte Alves
SOBRE OS FILMES
A Árvore do Dinheiro
Direção: Marcos Buccini, Diego Credidio
Categoria: Animação, Ano: 2002, Duração:
Sinopse: Uma animação toda em Literatura de Cordel, uma arte popular da cultura do Nordeste.
Classificação Indicativa: Livre
A Onda Traz, O Vento Leva
Direção: Gabriel Mascaro
Categoria: Ficção, Ano: 2010,
Sinopse: Rodrigo é surdo e trabalha numa equipadora instalando som em carros. O filme é uma jornada sensorial sobre um cotidiano marcado por ruídos, vibrações, incomunicabilidade, ambiguidade e dúvidas.
Classificação Indicativa: 12 anos
Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos
Direção: Camilo Cavalcante
Categoria: Documentário, Ano:
Sinopse: Um registro poético do imaginário popular do Sertão, às 18 horas, quando toca na rádio a Ave Maria Sertaneja, interpretada por Luis Gonzaga.
Cinema Glória
Direção: Fernando Spencer, Felix Filho
Categoria: Documentário, Ano:
Sinopse: O mais antigo cinema do Recife, na época das filmagens em funcionamento desde 1926 na Praça do Mercado de São José, na visão dos seus frequentadores: camelôs, prostitutas, biscateiros. Depoimentos de Jota Soares,Liêdo Maranhão, Bajado e Celso Marconi, Maria José Leite.
Classificação Indicativa: 10 anos
Clandestina Felicidade
Direção: Beto Normal, Marcelo Gomes
Categoria: Ficção, Ano: 1998,
Sinopse: Fragmentos da infância da escritora Clarice Lispector, em Recife, 1929. Sua paixão pela leitura, seu olhar curioso e perplexo, a descoberta do mundo. Classificação Indicativa: Livre
Nº 27
Direção: Marcelo Lordello
Categoria: Ficção, Ano: 2008, Duração: 20 min
Sinopse: O banheiro tá na limpeza. – Luiz responde, segurando a maçaneta com toda força. – Limpeza? Deixa de conversa porra, abre a porta! – O banheiro tá na limpeza, procura outro, por favor. – Que limpeza…abre logo a porta eu quero mijar, velho! – Meu irmão, você pode chamar o coordenador, por favor…
Classificação Indicativa: 14 anos
Recife de Dentro pra Fora
Direção: Katia Mesel
Categoria: Documentário, Ano:
Sinopse: Filme inspirado em poema de João Cabral de Melo Neto e sua vida no Capibaribe.
Classificação Indicativa: Livre
Salu e o Cavalo Marinho
Direção: Cecília da Fonte Alves
Categoria: Animação, Ano: 2014
Sinopse: Salu é um menino que mora na cidade de aliança e sonha em ser artista.
Classificação Indicativa:
Redes Sociais