Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Palavras de fé no último “Tecnologia Para Vencer A Crise”
Início do conteúdo da página

Palavras de fé no último “Tecnologia Para Vencer A Crise”

Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2020, 17h42 | Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2020, 17h42 | Acessos: 357

Realizado nesta quinta-feira (11), o encontro virtual reuniu frei e pastor evangélico

Muitos encontram na fé a proteção contra um inimigo que não se pode enxergar. De fevereiro para cá, vimos a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) se alastrar Brasil afora. A doença trouxe consequências que nos obrigaram a trancar portas e mudar hábitos. Sem poder pisar nas ruas, recorremos ao digital para continuar a vida e, muitas vezes, encontrar alento. A explosão de “lives” hoje nos aproxima de amigos, familiares, artistas, intelectuais, mas também do divino. Quem imaginou que um dia o adequado seria fazer preces olhando para a tela de um computador?

A “Religiosidade Em Tempos de Pandemia” foi o tema do quinto - e último - encontro da série de debates “Tecnologia Para Vencer A Crise”, promovido pela Diretoria de Planejamento e Administração (Diplad) da Fundação Joaquim Nabuco, com o apoio da Chefia de Gabinete. Nesta quinta-feira (11), ao vivo no Instagram da Fundaj (@fundajoficial), o frei Rinaldo Pereira e o pastor evangélico João Carlos dos Santos trouxeram palavras de conforto para os que se sentem sozinhos e inseguros. Eles também debateram sobre o poder das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na manutenção das atividades sagradas.

A mediação do transmissão ficou por conta do jornalista Ivan Mauricio, que iniciou perguntando sobre como os templos têm atendido as populações mais vulneráveis. “As pessoas nos procuram o tempo todo, porque precisam de ajuda. Com os cuidados necessários, seguimos próximo às comunidades, atendendo de porta em porta. Precisamos garantir que o alimento chegue a essas pessoas”, conta o pr. João Carlos.

Independente de religião, o desejo genuíno por promover o bem precisa partir da coletividade. Na Igreja da Madre de Deus, liderada pelo Fr. Rinaldo Pereira, os esforços não são diferentes. Além de destacar os trabalhos sociais que seguem sendo realizados, o pároco lembra que a essência dos encontros religiosos devem estar preservada dentro de cada indivíduo. “Os nossos templos estão temporariamente fechados, mas não significa que nossas igrejas também estão. Elas seguem vivas, abertas em milhares de lares. É assim que tem que ser enquanto aguardamos novas orientações das autoridades sanitárias”.

Ao longo da live, os internautas puderam interagir com os palestrantes a partir de curtidas e da janela de comentários. “Hoje temos muitas igrejas domésticas!” escreveu Cristina Araújo. “Que maravilhosa reflexão do padre”, completou o Jorge Urbano.

Para encerrar, frei Rinaldo lembrou que, além da fé, ter humildade é mais um pilar necessário na construção sadia do relacionamento com o sagrado. “Dessa pandemia sairemos melhores ou piores. É por isso que precisamos valorizar as pequenas coisas, rezar, praticar a nossa solidariedade e esperança. Não podemos ser onipotentes, pois sem a boa espiritualidade muitos ficarão à deriva”.

O ciclo de palestras “Tecnologia Para Vencer A Crise” se encerrou nesta quinta-feira (11). Além do encontro de hoje, ao longo de cinco semanas o espaço virtual levantou discussões sobre os novos desafios enfrentados pelos nichos do “Marketing e Empreendedorismo Digital”; “Cultura Popular e Entretenimento”; “Turismo”; e “Artes Plásticas”. Todo o conteúdo permanece registrado no site, canal do Youtube e redes sociais oficiais da Fundaj.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.