Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Curso de Compliance na Administração Pública é lançado pela Fundaj
Início do conteúdo da página

Curso de Compliance na Administração Pública é lançado pela Fundaj

Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 16h57 | Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2020, 17h07 | Acessos: 820

Capacitação gratuita começa no próximo dia 28 de julho e oferece carga horária de 21h

Conhecer e cumprir normas estabelecidas para evitar desdobramentos danosos dentro de uma organização. Assim compõe-se o conceito de Compliance. Para capacitar servidores públicos nesse âmbito, a Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundaj lança o curso “Compliance na Administração Pública”. Iniciando-se no próximo dia 28 de julho, o mesmo terá como professor o Coordenador-Geral de Assuntos Judiciários do Departamento de Promoção de Políticas de Justiça da Secretaria Nacional de Justiça Renato Capanema. Com carga horária total de 21h, a capacitação será ministrada pela plataforma Google Meets, nos dias 28 e 30 de julho e 4, 6, 11, 13 e 18 de agosto. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link https://bit.ly/2YTqXeF.

“Entendemos a necessidade de servidores públicos que atuem conforme a norma, sobretudo, da transparência dos atos. Dessa forma, o tema do Compliance ou integridade é prioridade para nossa escola este ano. Isso, a partir do nosso eixo principal de oferta de cursos que se relacionam com a inovação nas políticas e gestão públicas”, destacou o diretor da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundaj Wagner Maciel.

No Brasil, a relação entre público e privado, muitas vezes, é minada pela corrupção. A ação antiética e danosa atinge os dois lados. Dessa forma, apesar do Compliance ser mais famoso no meio privado, é fundamental que também seja desenvolvido na administração pública. “É necessário que chegue ao setor público, até porque ele deve ser exemplo”, enfatizou o professor Renato Capanema. Outra questão importante é que os estados têm adotado legislações no sentido de dar vantagens, por exemplo, em licitações públicas, à empresas que tenham esse programa. Assim, muitos agentes públicos têm a tarefa de avaliar programas de Compliance de empresas privadas.

“O Compliance é um pilar da governança. Uma organização que tem medidas de integridade tende a desperdiçar menos, ter menos problemas de fraude e a evitar desvios. Consequentemente, tende a ter melhor resultados e a atingir seus objetivos de forma mais efetiva”, afirmou o professor Renato Capanema.

No curso proposto pela Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundaj, os alunos entenderão como se dá a aplicabilidade da Compliance em suas funções. Além disso, conversarão sobre melhores formas de aplicar os mecanismos existentes. E também, compreenderão a importância, os desafios e os princípios para a construção de estruturas de governança adequadas e confiáveis.

Além do atual cargo na Secretaria Nacional de Justiça, o professor Renato Capanema tem uma vasta experiência como auditor Federal de Controle do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Ele é graduado em Relações Internacionais e em Direito. Também é Mestre Summa Cum Laude em Estudos Anticorrupção, pela International Anti-Corruption Academy (IACA), e foi coautor do livro “Compliance à Luz da Governança Corporativa”, lançado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em julho de 2017.

Serviço:

Curso: Compliance e Administração Pública
Professor: Renato Capanema (Coordenador-Geral de Assuntos Judiciários do Departamento de Promoção de Políticas de Justiça da Secretaria Nacional de Justiça)
Carga Horária: 21h
Data de início: 28/07/2020
Hora: das 19h às 22h (nas terças e quintas)
Aulas: dias 28 e 30 de julho e 4, 6, 11, 13 e 18 de agosto
Plataforma: Google Meets
Inscrições: https://bit.ly/2YTqXeF

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.