Escola de governo da Fundaj tem alcance nacional em curso de Design Thinking
Com as vagas esgotadas em menos de 72h, a capacitação virtual reuniu participantes de São Paulo, Santa Catarina, Brasília, Pernambuco e Alagoas.
Com mais de cem inscritos de diversos estados do Brasil - sendo 15 servidores do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina- o curso online de Design Thinking, promovido pela Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco, brindou sua aula inaugural nesta terça-feira (14). A capacitação segue a grade de qualificações programadas para o ano de 2020, tendo passado por uma adequação às medidas de isolamento social devido ao cenário pandêmico do coronavírus (COVID-19).
O diretor de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundaj, Wagner Maciel, avalia positivamente o alcance em âmbito nacional. "Estamos trabalhando para além de Pernambuco e o reconhecimento está chegando. Temos o objetivo de fortalecer nossa credibilidade em outras regiões, além de cumprir nossa missão de qualificar e capacitar quadros para setor público. É exercer função pública com qualidade para prestar um melhor serviço para a população", comemora.
Um breve discurso de abertura do curso foi realizado pelo Coordenador-Geral da EIPP da Fundaj, Leonardo Cruz. "Estamos juntos em mais um encontro no formato digital. As capacitações promovidas pela EIPP estão sendo elogiadíssimas. Essa motivação é muito gratificante para nós que estamos inovando e nos adaptando ao novo formato para sempre nos aperfeiçoar", comentou Cruz. No primeiro momento do encontro, a professora Camila Medeiros, Coordenadora-Geral de Gestão do Conhecimento, Tecnologia e Prêmios da Escola Nacional de Administração Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), conheceu os participantes e proporcionou uma introdução sobre a grade do curso de curta-duração: "Design Thinking serve para entender problemas e imaginar soluções. São duas dimensões muito importantes nesse processo, além de também entender o problema e o contexto em que ele está inserido. Depois da avaliação, é possível articular elementos para resolver o problema, que sempre é de alguém. Então, no final, estou ajudando pessoas a resolverem problemas".
As aulas ofertam um ponto de vista sobre o Design Thinking como método de gerenciamento de necessidades do mercado de forma colaborativa, prática e criativa, com enfoque no setor público. Os alunos colocaram suas expectativas acerca do tema desenvolvido em aula. A pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bruna Jatobá, deixou suas considerações. "Sou muito atuante no meio da inovação social e pretendo propor diversas metodologias ágeis e criativas de ensino superior acerca do assunto, além de desenvolver projetos de extensão com comunidades produtivas dos quais participo no meu meio de trabalho", falou.
O próximo encontro será nesta quinta-feira (16), das 9h às 12h, por meio da plataforma digital Google Meets. As aulas seguem todas as terças e quintas-feiras até o dia 4 de agosto.
Redes Sociais