Editora Massangana lança segunda edição de almanaque de histórias de assombração
Autores, a folclorista Rúbia Lóssio e o jornalista Roberto Beltrão lembram construção da obra em live da Fundaj, desta sexta (24)
Já pensou uma cidade sem alguma lenda ou mito? Em Pernambuco, quase todo lugar tem a sua história cativa. No Litoral Norte do Estado, por exemplo, Itamaracá e Itapissuma compartilham da história do Homem que Vira Coisas, campeão em se esconder. Mas não são as únicas. Catende, Custódia, Petrolina e Triunfo foram algumas das tantas cidades percorridas pela folclorista Rúbia Lóssio na pesquisa que resultou no Almanaque Pernambucano dos Causos, Mal-assombros e Lorotas (Editora Massangana, 2014). Para dividir a empreitada, ela convidou o jornalista Roberto Beltrão, do site O Recife Assombrado. Esgotado, o título foi relançado pela Fundação Joaquim Nabuco, nesta sexta-feira (24), em live no YouTube.
Ao longo da transmissão online, Rúbia revelou detalhes da sua pesquisa e construção da obra. “Conheci a professora Maria Helena de Pádua, contadora de histórias lá em Triunfo. Sentei no chão e ela começou me dizendo: ‘o que o povo não vê, o povo inventa’. Falou da Natália do Espírito Santo, que possuía vários poderes paranormais”, contou, ao explicar também a escolha do formato almanaque, uma homenagem a outro folclorista pernambucano, Mário Souto Maior (1920-2001). O título menciona os contadores de histórias nativos e os locais de origem, subdividindo os verbetes de acordo com os meses do ano. Dentre os autores consultados, destacam Gilberto Freyre, Pereira da Costa, Câmara Cascudo e Fátima Quintas.
“Não é uma obra completa, no sentido que esgota o assunto. Mas cumpre a função de despertar o interesse, onde o leitor quem irá definir o que é um causo, um mal-assombro ou uma lorota”, comenta Roberto, ao mencionar, ainda, os folhetos de cordéis. O jornalista e escritor contou da sua trajetória como “assombrólogo”, como o definem. “Na década de 1990, integrei uma turma que fazia um fanzine sobre as assombrações depois de ler as histórias de Gilberto Freyre. Depois disso, comecei a escrever alguns livros com essa temática. No começo dos anos 2000 virou um site [O Recife Assombrado]”, disse. Paralelamente, contou com Rúbia trechos dos causos presentes no almanaque.
A autora relembrou momentos como quando dormiu na Casa das Almas, em Triunfo, as surpresas do bolo de Ana Maria Braga dado à Cumade Flôzinha, em Vila Velha, e ao constatar que os petrolinenses ainda levam batatas cozidas ao Negro d’Água, do Rio São Francisco. “A dimensão da cultura é extraordinária, registrá-la a partir dos mitos e lendas foi fantásticos. Câmara Cascudo diz que os mitos ficam escondidos aguardando uma oportunidade para aparecerem. Eles são pedagógicos, um ingrediente vital para a gente compreender a realidade daquele local e até entender modelos”, apontou a folclorista, que disse que os mitos podem ser também atualizados. Mencionou a folkcomunicação.
Roberto Beltrão lembrou a lenda da ‘butija’, que fala de um tesouro deixado por alguém que morreu e que não consegue se desprender até que o montante seja encontrado. Sobre o caráter educativo das narrativas, comentou que as histórias de assombração são capazes de envolver estudantes de diversas faixas-etárias e até desenvolver habilidades, compreender a identidade local. “Eles passam a se reconhecer naquela cultura e ajuda no conhecimento sobre geografia, história e até na produção oral e textual. A partir dos mitos tradicionais podem refletir sobre a sociedade. A gente acredita que esse livro é uma contribuição muito importante para a escola e ajude todos a se reencontrar com o imaginário”, concluiu.
Como comprar?
O Almanaque Pernambucano dos Causos, Mal-assombros e Lorotas (2ª edição. Editora Massangana, 2020), de Roberto Beltrão e Rúbia Lóssio pode ser adquirido no Campus Sede (Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte, Recife - PE). Durante a pandemia, a editora está comercializando todas as suas publicações ao preço único de R$ 20,00. O número também pode ser solicitado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para a entrega, o valor do frete é repassado de acordo com a modalidade de entrega escolhida.
Redes Sociais