Live sobre revista de artigos científicos da Fundaj encerra ciclo de lançamentos da Editora Massangana
Evento virtual contará com participação da editora-chefe da revista, Alexandrina Sobreira, e do editor assistente, Luis Henrique Lopes da Silva
Encerrando-se o ciclo de oito lançamentos virtuais realizados em junho e julho, a Editora Massangana da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lança, nesta sexta-feira (31), a versão impressa do volume 43, número 2 da Revista Ciência & Trópico. O periódico da Fundaj traz discussões sobre criminologia, filosofia, antropologia, línguas e literatura. A Live de seu lançamento oficial contará com a presença da editora chefe da revista Alexandrina Sobreira e do editor assistente Luis Henrique Lopes da Silva. Mais uma vez, a transmissão acontece das 17h às 18h, no canal da Fundaj no YouTube.
“Para esta edição, ampliamos os requisitos e acrescentamos critérios internacionais de editoração científica. A cada novo processo de revisão, aplicamos regras para garantir a qualidade da revista. Com sete artigos, ela traz perspectivas alinhadas com aquilo que a Fundaj já trabalha ao longo dos anos como a questão da escravidão e da etnia”, afirmou a pesquisadora da Dipes da Fundaj e editora-chefe da revista Alexandrina Sobreira.
Classificada como de fluxo contínuo, a revista apresenta artigos de temas como: “Da Costa ocidental africana ao Brasil: caminhos da escravidão”, “Luta pela terra e processo de reforma agrária no Sertão paraibano” e “O papel da língua no fortalecimento da identidade étnica dos Xukuru da Serra de Ororubá”. Além disso, destaca-se uma pesquisa vinda da Espanha: “O idearium filosófico da hispanotropicologia de Gilberto Freyre: uma antecipação da antropologia ibero-americana”. Esse artigo trata sobre aspectos pouco falados da vida do fundador da Fundaj.
Neste período de pandemia, o conhecimento científico foi ainda mais valorizado na busca do combate à doença. Sendo assim, o lançamento dessa revista rica em saberes ganha ainda mais significado. “Sem o conhecimento científico, criamos uma nação engessada. A divulgação desse conhecimento faz com que mais pessoas tenham acesso e se qualifiquem cada dia mais”, destacou o editor assistente Luis Henrique Lopes da Silva.
Na capa e no verso desta edição, o periódico traz a obra do artista plástico Raul Córdula, "s/título", acrílica sobre tela, de 1992, pintura que faz parte do acervo da Fundaj. A Ciência & Trópico sempre é encapada com obras assim. Sua criação partiu do novo nome dado ao Boletim do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS) que, entre os anos de 1953 e 1973, publicou 18 números, trazendo ensaios e trabalhos de cientistas sociais e pesquisadores do Brasil e do exterior. Ao longo dos anos, seu objetivo sempre foi apresentar resultados de pesquisas sociais e de reflexão teórica inovadora em todas as áreas das ciências sociais e das humanidades.
Serviço:
Lançamento virtual do volume 43, número 2 da Revista Ciência & Trópico
Data: 31 de julho de 2020
Horário: das 17h às 18h
Plataforma: canal da Fundaj no YouTube
Participações: editora chefe Alexandrina Sobreira e editor assistente Luis Henrique Lopes da Silva
Redes Sociais