Muhne participa da 11ª edição do Prêmio Ibermuseus de Educação para ampliar práticas educativas
O objetivo é fortalecer a função social dos museus por meio do fomento à realização de projetos voltados para a educação
Com a troca de experiências, as instituições museológicas se aproximam uma das outras. É justamente o compartilhamento das vivências de cada participante de diversas áreas dos equipamentos culturais espalhados por todo o mundo que amplia os conceitos e as práticas educativas dos museus. Diante desse contexto, o Museu do Homem do Nordeste (Muhne), vinculado à Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), participará da 11ª edição do Prêmio Ibermuseus de Educação.
Realizado há uma década, o Prêmio Ibermuseus de Educação tem o objetivo de fortalecer a função social dos museus por meio do fomento à realização de programas educativos. Ao longo dessa trajetória, 240 trabalhos de instituições museológicas foram premiados pela Ibero-América. O edital deste ano está incentivado o desenvolvimento de 20 projetos exclusivamente em ambiente virtual.
A busca do Educativo do Muhne pela inovação de práticas educativas e mudanças de paradigmas possibilita sonhos. “É uma excelente oportunidade de acesso ao que está sendo pesquisado e produzido atualmente. Os espaços de debate dessas temáticas ajudam e enriquecem o Museu do Homem do Nordeste. O Prêmio Ibermuseus de Educação existe há dez anos e tem relevância. É também uma forma de aproximação com diferentes educadores, do Ceará, da Bahia, de São Paulo, entre outros”, destacou a coordenadora do Educativo do Muhne, Edna Silva.
“Toda aproximação é importante. Essas relações trazem atualizações para todos os lados envolvidos. O Museu do Homem do Nordeste abre a porta para todos, promove debates e traz discussões que retratam realidades do cotidiano”, completou Edna.
Funcionamento
Todo o processo é online pela plataforma de editais do Ibermuseus http://convocatoria.ibermuseus.org/es/, entre os dias 1 e 20 de agosto. Após a avaliação, os três projetos mais bem pontuados do Brasil seguirão para a fase final, que será realizada por uma comissão ibero-americana composta por especialistas do México, Brasil e Espanha. Lançado no dia 30 de junho de 2020, o edital está disponível no http://www.ibermuseos.org/recursos/noticias/23311/. As inscrições vão até o dia 31 deste mês.
Redes Sociais