Em aula introdutória, participantes conheceram conteúdo programático que será abordado ao longo de treze encontros semanais
Você já foi surpreendido com uma irritação sem motivo aparente? Se a resposta é sim, acenda o alerta vermelho, pois o sintoma indica acúmulo de estresse. De acordo com o levantamento mais recente da International Stress Management Association, 70% da população brasileira sofre desse mal. O que pode ser potencializado neste momento de pandemia. Atenta ao tema, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) iniciou, na segunda-feira (31), o Curso Online de Terapia Oriental no Ambiente Empresarial, exclusivo para colaboradores da Casa, com a terapeuta integrativa Simone Lucena.
Se você perdeu o prazo de inscrição, notícia boa: preencha o novo formulário, que estará disponível até a próxima terça-feira, 8 de setembro. Com um conteúdo programático trabalhado ao longo de 13 encontros, online e semanais, a terapeuta promete indicar técnicas para o autocuidado e o cuidado de pessoas próximas. Os participantes que tiverem interesse poderão solicitar uma avaliação individual com a profissional. “É um espaço onde todos estarão confortáveis e protegidos para compartilhar e compreender suas particularidades, desenvolver novos hábitos para ter qualidade de vida”, esclarece a terapeuta.
Na etapa introdutória, desta segunda, os participantes conheceram melhor a trajetória de Simone Lucena, tiraram dúvidas sobre o curso e aprenderam algumas práticas que serão vivenciadas ao longo da formação. A exemplo dos pontos de pressão para aliviar dores de cabeça. “O encontro de hoje foi bastante proveitoso! A terapeuta soube nos deixar à vontade para falarmos o que sentimos, fez uma boa apresentação do programa do curso e, para nos motivar, já introduziu uma das técnicas que irá trabalhar, trazendo mais bem estar para todas e todos”, celebrou a servidora Cláudia Braga.
Em virtude do feriado de 7 de setembro, que neste ano será celebrado numa segunda-feira, a próxima aula acontecerá na quarta-feira (9), das 16h às 18h, via Zoom. Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição e dispor de dispositivo para o encontro online. Após encerrado o prazo, não serão abertas novas matrículas. A duração do curso é de 13 semanas, com carga horária de 26 horas. A realização do curso é uma iniciativa da Coordenação Geral de Planejamento e Gestão de Pessoas (CGPGP), da Instituição.
Perguntas frequentes
1. O que é o Curso Online de Terapia Oriental no Ambiente Empresarial?
Atividade formativa voltada para a saúde plena — física, emocional e social —, composta por 13 encontros online para o ensino de práticas orientais milenares.
2. Quem pode fazer o curso?
Exclusivo para servidores e colaboradores da Fundação Joaquim Nabuco. Sejam concursados, terceirizados ou estagiários.
3. Quais aspectos serão trabalhados?
O foco do programa é o autocuidado. Serão abordadas soluções para lidar com estresse e ansiedade a partir da visão oriental, rotina e horários para otimizar resultados, alimentação, exercícios físicos, dentre outros.
4. Como será desenvolvido o programa?
Encontros semanais, online, com práticas simples que deverão ser exercitadas ao longo da semana. Técnicas práticas para o dia-a-dia.
5. Qual é a formação da instrutora?
Simone Lucena é mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou mais de 25 anos em empresas como colaboradora e empreendedora.
Especialista em Acupuntura e Moxabustão pela Universidade de Shandong, na China. Domina Reiki, Auriculoacupuntura, Reflexologia podal, além de conhecimentos em Mindfulness.
6. Que técnicas serão abordadas?
Acupuntura, aromaterapia, reflexologia podal, técnicas de respiração (pranayamas), chás e alimentos, fundamentos da medicina tradicional chinesa e técnicas da ayurveda.
7. Qual o nível de complexidade das práticas?
Não há complexidade. São técnicas autoaplicáveis ou aplicáveis em outras pessoas utilizando apenas as mãos e o conhecimento adquirido nos encontros.
8. Existe alguma restrição? Exigência?
Não há restrições. Baixar o software ou aplicativo da plataforma de videoconferência Zoom, ter internet e fone de ouvido. Além do comprometimento, pois o programa é uma construção gradual, cujo resultado depende do domínio adquirido nos módulos.
9. Que problemas posso tratar/trabalhar com essas técnicas?
Insônia, dores de cabeça, estresse, ansiedade, improdutividade, falta de foco, desânimo e desorganização. Os resultados são variáveis de pessoa para pessoa, a depender da dedicação.
Redes Sociais