Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Projeto “Museu vai à escola” entra em cena na 14ª Primavera dos Museus
Início do conteúdo da página

Projeto “Museu vai à escola” entra em cena na 14ª Primavera dos Museus

Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 10h21 | Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 10h21 | Acessos: 206

Temáticas abordadas pelo Muhne e Engenho Massangana serão enviadas para professores/as, escolas públicas e privadas e associações de bairro

 

Desenvolvido pela Coordenação de Ações Educativas do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), o projeto “Museu vai à escola” será tema de discussão na 14ª Primavera dos Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de 21 a 27 de setembro. A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) estará presente mais uma vez na ação nacional.

Visitas virtuais, aulas, debates e práticas educativas marcarão a ação do “Museu vai à escola”. O propósito do projeto é dialogar e se aproximar das instituições educacionais, trocando informações e construindo coletivamente atividades e temáticas, além de acolher demandas da sociedade que serão incorporadas aos equipamentos culturais da Fundaj.

O “Museu vai à escola” foi criado justamente para levar o acervo do Museu do Homem do Nordeste e do Engenho Massangana até a sala de aula dos colégios públicos e privados da Região Metropolitana do Recife (RMR) virtualmente e, também, de forma presencial quando esse formato for retomado.

“Temos uma variedade de temas para oferecer aos estudantes e  professores. Faremos as temáticas do museu chegarem até as escolas. Nossos mediadores, mediadoras, educadores e educadoras serão os responsáveis pela condução dos assuntos e debate com os alunos, as alunas, os professores e as professoras”, destaca o coordenador do Museu do Homem do Nordeste, Frederico Almeida.

A coordenadora de Ações Educativas do Muhne, Edna Silva, explica que para a programação da Primavera dos Museu serão enviados materiais, em formato de vídeo, para professores, professoras, escolas públicas e privadas e associações de bairro. “A finalidade é que os conteúdos desenvolvidos nas mediações do Muhne possam ser abordados durante as aulas remotas. Além disso, estamos à disposição para desenvolver as temáticas sugeridas pelos participantes e criar ferramentas para apresentá-las”, detalha a coordenadora de Ações Educativas do Muhne, Edna Silva.

Entre as temáticas abordadas na 14ª Primavera dos Museus está “As cores do açúcar” que mostrará o ciclo do produto e o processo de fabricação a partir das peças do acervo do museu. Com mediação da monitora Luanna Santos, a atividade será reproduzida durante a programação no dia 22 às 15h, no dia 23 às 16h, no dia 24 às 15h e no dia 25 às 14h.

“Vou falar sobre a variedade do açúcar utilizando fotos e vídeos do acervo do Museu, mostrando a relevância dessa monocultura para o Nordeste. A intenção não é enaltecer o consumo do açúcar, mas sim mostrar a sua história que faz parte da região”, ressalta a monitora.

Serviço:

Museu Vai À Escola

Edição especial do Museu do Homem do Nordeste para a 14ª Primavera de Museus

Calendário:

22/09: às 15h

23/09: às 16h

24/09: às 15h

25/09: às 14h

Transmissão pelo YouTube da Fundação Joaquim Nabuco

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.