Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > 14ª Primavera dos Museus na Fundaj: confira como foi a abertura
Início do conteúdo da página

14ª Primavera dos Museus na Fundaj: confira como foi a abertura

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 16h29 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 17h00 | Acessos: 317

Instituição marca presença na ação nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), promovendo atividades educativas em seu canal no YouTube

"Neste ano atípico, as estações ficaram confundidas devido às questões de saúde. Estamos com as oscilações mínimas de tempo e de adequação astronômica da terra entrando em uma primavera", destacou o diretor da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Mario Helio, na abertura da 14ª Primavera dos Museus, iniciada na manhã desta segunda-feira (21).

Até o dia 27 de setembro, a Coordenação de Ações Educativas do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) e do Engenho Massangana estará realizando atividades gratuitas ao vivo no canal da Fundaj no YouTube.  A segunda-feira foi repleta de ações educativas, como “Conheça o museu com uma peça: Moeda”; “Ligeiro no MUHNE”; “Massangana e Você”; “Quiz Virtual”; “Memória e Massangana”; “Sons do Engenho”.

A abertura da 14ª Semana dos Museus também contou com a participação do coordenador geral do Muhne, Frederico Almeida. Para edição deste ano da Primavera dos Museus na Fundaj, as atividades foram preparadas utilizando as linguagens da internet e mídias sociais para (re) aproximar o público geral do acervo do Muhne e do Engenho Massangana.

"É uma satisfação discutir o futuro dos museus. Quando falamos de transições, inovações e reinvenções estamos sempre pensando no futuro a partir das questões que o presente nos lança. A ideia de um mundo digital curiosamente nos empurra para trás, pois a própria ideia de museu, de um templo, relacionada ao saber e ao que deve ser conservado na memória das pessoas é algo abstrato", comentou Mario Helio.

A 14ª Primavera dos Museus é uma ação nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A Fundaj mais uma vez marca presença no evento, que neste ano é totalmente virtual e com o tema "Mundo Digital: Museus em Transformação". Com o isolamento social e as portas dos equipamentos culturais fechadas, as formas de visitação aos museus de todo o mundo foram reinventadas.

"O tema 'Mundo Digital: Museus em Transformação' é muito pertinente devido ao atual momento. Os museus estão buscando sempre inovar e reinventar para seguir promovendo suas funções. A mudança significa uma nova tarefa, além de ser um desafio", ressaltou Frederico Almeida.

As oficinas foram gravadas nos ambientes dos museus, em Casa Forte, Zona Norte do Recife, e no Engenho Massangana, no município do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, seguindo as recomendações de higiene e distanciamento.

Confira a programação do restante da semana com transmissão ao vivo no canal da Fundaj no YouTube

22/09
11h: Papo de Cozinha;
15h: Museu vai à escola; Conheça o museu com uma peça: Namoradeira;
16h: Ligeiro no MUHNE: influências do Nordeste;

23/09
15h: Conheça o museu com uma peça: Baobá; Museu vai à escola
16h: Ligeiro no MUHNE: Maracatus

24/09
15h: Museu vai à escola; Conheça o museu com uma peça: Tachos;
16h: Ligeiro no MUHNE: Orixás;

25/09
11h: Papo de Cozinha;
15h: Conheça o museu com uma peça: Oratório; Museu vai à escola;
16h: Ligeiro no MUHNE: “Cachaça? #Sextou”;

26/09
14h: Efemérides do acervo: Lula Cardoso Ayres;
15h: Conheça o museu com uma peça: “Criado mudo”;
16h: Ligeiro no MUHNE: “Pela fé: cristianismo no MUHNE”;

27/09
9h: Domingo dos Pequenos;
15h: Conheça o museu com uma peça: Pão de açúcar;
16h: Ligeiro no MUHNE: “Nordeste assim e assado”

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.