Curso “Introdução a Justiça Restaurativa” da Fundaj está com inscrições abertas
Capacitação virtual inicia aulas no próximo dia 2 de outubro e é direcionada para gestores públicos
A Justiça Restaurativa valoriza o diálogo na resolução de conflitos. A partir da escuta dos ofensores e das vítimas, a técnica cumpre seu papel, resolvendo problemas pela criatividade e sensibilidade. Desde 2018, a Fundação Joaquim Nabuco, por meio de sua Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), oferece um curso para capacitar servidores públicos nessa área. Por conta da alta demanda, a instituição acaba de lançar mais uma turma do curso “Introdução a Justiça Restaurativa”. Esse é o primeiro módulo de uma capacitação de quatro. Posteriormente, os alunos poderão realizar esses próximos níveis. No total, o primeiro módulo do curso soma 26 horas. A capacitação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/2G5aiO6. As aulas começam no próximo dia 2 de outubro, pelas plataformas virtuais Google Meets e Moodle EAD e a doutora e mestre em Direito, Carina Gouvêa, será a professora da turma.
“Esse é um curso que visa a formação de uma cultura de paz, sobretudo, no ambiente escolar e no ambiente dos reeducandos. Com ele, a Fundaj cumpre seu papel de capacitar e formar quadros. E vale lembrar que o público alvo da capacitação são agentes públicos, servidores do judiciário, do âmbito estadual e do municipal”, afirmou o diretor de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundaj, Wagner Maciel.
A ideia da capacitação surgiu de um Acordo de Cooperação entre a Fundaj e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Assim, o mesmo é bastante procurado por servidores do Tribunal, mas também por secretarias de educação. Em sua ementa, o curso apresenta assuntos como os fundamentos filosóficos e o histórico da justiça restaurativa, a comunicação não-violenta e as etapas do processo restaurativo. Pela Fundaj, no ano de 2019, foram oferecidas duas turmas do módulo 1. Este ano já foi realizado o módulo 2 e, em breve, será oferecido o 3. Quando concluir os 4 módulos, o aluno receberá o certificado de formação em prática de Justiça Restaurativa.
A professora Carina Gouvêa é docente dos Programas de Pós Graduação e também credenciada no Programa de Cursos Livres da EIPP/Fundaj. Além de ser professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco (PPGD/UFPE) e professora de Direito Constitucional da Faculdade de Direito do Recife (da UFPE). Ela também é vice-presidente da Comissão Especial de Bioética e Biodireito do Conselho Federal da OAB, pós-doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGD/UFPE) e doutora e mestre em Direito pela UNESA.
Serviço:
Curso Introdução a Justiça Restaurativa
Professora: doutora e mestre em Direito Carina Gouvêa
Datas: 02/10, 05/10, 07/10, 09/10 e 13/10
Hora: das 18h às 22h (segundas, quartas e sextas)
Carga Horária: 26h - 20hs pelo Google Meet e 6hs em EAD/Moodle
Plataformas: Google Meets (duração de 20 horas) e Moodle EAD (duração de 6 horas)
Inscrições: https://bit.ly/2G5aiO6
Redes Sociais