Fundaj revisita obras de estreia e de consagração de João Cabral de Melo Neto em palestra virtual
Em parceria da Fundaj e APL, acadêmico Alvacir Raposo recorda em live momentos da carreira do poeta pernambucano. Transmissão será nesta quarta (21), às 17h
Ícone da poesia brasileira, o pernambucano do Recife João Cabral de Melo Neto (1920-1999) é tema da quarta palestra do Celebrações da Memória - fruto de parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Academia Pernambucana de Letras (APL). A transmissão está programada para quarta-feira, 21 de outubro, às 17h, no canal da Fundaj no YouTube. Para falar sobre um dos maiores poetas da literatura, o escolhido foi o acadêmico Alvacir Raposo, que antes de preparar o conteúdo teve o desafio de definir o que abordar da vasta carreira João Cabral.
O palestrante escolheu explorar a primeira obra do escritor - Pedra do sono (1942) - e o título que o consagrou em sua trajetória, Morte e Vida Severina (1955).
"A extensa obra de Cabral é estudada por muitos críticos, que produzem dissertações, teses, ensaios e artigos, sejam publicados no Brasil ou no exterior. Por tal razão, enfrentei uma tarefa difícil para achar a melhor forma de abordar o tema. Qual assunto explorar? Qual tema mais relevante destacar sem cair em aspectos já devidamente destrinchados? Decidi percorrer os caminhos do poeta desde a sua estreia até o que chamo de consolidação de um estilo", disse Alvacir Raposo.
Na live, o acadêmico também irá destacar a criação da linguagem própria de João Cabral de Melo Neto, que procurava evitar o subjetivismo e sempre buscava ao máximo a exatidão, como a evocação de imagens visuais nítidas e incisivas, além de um vocabulário o mais preciso possível. Seu estilo particular surgiu durante a terceira fase do movimento modernista. O poeta pertenceu à chamada Geração de 45.
"Imagino que algumas balizas devem ser estabelecidas para um melhor entendimento da produção poética de João Cabral. É importante situá-lo no seu tempo, nas suas circunstâncias, ressaltando o ambiente em que ele viveu, suas influências e o contexto no qual se inseria", comenta Alvacir Raposo.
Serviço
Celebrações da Memória
Palestra: João Cabral de Melo Neto, por Alvacir Raposo (acadêmico)
Data: 21 de outubro
Horário: 17h
Transmissão: canal da Fundaj no YouTube
Redes Sociais