Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj homenageia os 40 anos da Massangana com exposição, depoimentos e doações no Dia Nacional do Livro
Início do conteúdo da página

Fundaj homenageia os 40 anos da Massangana com exposição, depoimentos e doações no Dia Nacional do Livro

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 16h34 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 16h34 | Acessos: 317

Abertura da celebração será no dia 29 de outubro, na Sala de Leitura Nilo Pereira, no campus da Fundaj/Derby

O acesso aos livros e o incentivo à leitura são agentes transformadores da realidade social para além do prazer e do divertimento. Os dois fatores provocam reflexões, risos, choros e, sobretudo, o pensar criticamente sobre o mundo ao nosso redor. Diante disso, a Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Biblioteca Blanche Knopf e da Coordenadoria de Conteúdos e Publicações, homenageará a Editora Massangana, da Fundaj, pelos 40 anos de atividade e o poeta, ficcionista, dramaturgo e sociólogo nordestino Jaci Bezerra, primeiro editor da Massangana, no Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro.

A celebração "Letras e Capítulos: Quarenta Anos da Editora Massangana" será marcada por uma exposição audiovisual e bibliográfica, que reunirá 40 livros de diversas temáticas e estilos literários editados pela Massangana e disponibilizados no acervo da Biblioteca, e depoimentos de escritores(as), editores(as), bibliotecários(as), educadores(as) e estudantes sobre a importância do livro, da leitura, das memórias e como foi o início dessa relação na vida de cada um.

A abertura do evento acontecerá no dia 29 de outubro, às 17h, na Sala de Leitura Nilo Pereira, no campus Ulysses Pernambucano, na Fundaj/Derby, na área central do Recife. A mostra ficará em cartaz até o dia 31 de dezembro deste ano.

"A exposição é uma homenagem não só ao Dia do Nacional do Livro, como também aos 40 anos da Editora Massangana, que ao longo dessas décadas de existência tem incentivado a leitura e publicado obras nos mais diversos âmbitos, sejam eles acadêmicos, artísticos ou literários. Embora a editora tenha sido criada em 1980, quando o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais tornou-se Fundação Joaquim Nabuco, os primeiros passos da Massangana foram no final da década de 60 no Setor de Cartografia", lembra a coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório Pernambucano.

A Dimeca reverencia igualmente o primeiro editor da história da Massangana, Jaci Bezerra, nascido em Murici, município do estado de Alagoas. O poeta, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reside no Recife desde 1959. Ele faz parte da Geração 65, movimento literário que surgiu na cidade de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife) em 1964. Jaci também foi um dos líderes do grupo que criou as Edições Pirata, projeto editorial alternativo fundado em Pernambuco, em agosto de 1979.

Doações

A programação do evento também terá uma distribuição de livros publicados pela Editora Massangana, que serão enviados diretamente para universidades, faculdades e bibliotecas do Recife e da Região Metropolitana, de cidades do interior de Pernambuco e de outros estados do Nordeste.

Serviço:
Letras e Capítulos: Quarenta Anos da Editora Massangana (Dia Nacional do Livro)
Data: 29 de outubro
Local: Sala de Leitura Nilo Pereira (Fundaj/Derby)
Horário: 17h

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.