Fundaj inaugura I Seminário Nacional ProfSocio
Mestrandos e egressos da Rede ProfSocio apresentarão seus trabalhos remotamente nos dias 4 e 5 de novembro. Link do Google Meet para inscritos ficará disponível na área do participante na plataforma do evento https://bityli.com/kNqOm
Visando fomentar um espaço para o compartilhamento das produções discentes do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), o Seminário Nacional ProfSocio celebra sua primeira edição. A transmissão ao vivo das mesas do evento ocorre no canal da Rede ProfSocio no YouTube (https://bityli.com/MaD5J) nos dias 4 e 5 de novembro.
"Esse é o primeiro evento que a rede ProfSocio, formada por 8 instituições de ensino superior e pesquisa, está promovendo. É uma atividade de integração e divulgação das pesquisas entre todas as suas instituições associadas. O objetivo do evento é que todos os egressos formados no ano de 2018 apresentem seus trabalhos de conclusão de curso, que já foram defendidos. Já os mestrandos, que são da turma de 2019, vão apresentar os seus projetos qualificados em banca. Ou seja, de alguma forma essas pesquisas já foram validadas pelos professores da Rede ProfSocio.” Afirma Viviane Toraci, coordenadora do ProfSocio/Fundaj e do Laboratório Multiusuários em Ciências Humanas e suas Tecnologias (multiHlab). Toraci integra o Comitê Executivo do Seminário junto aos pesquisadores e professores Joanildo Burity e Danyelle Nilin Gonçalves.
O Seminário será organizado em Grupos de Trabalho (GT) para apresentação das pesquisas desenvolvidas ao longo dos dois anos de existência do Mestrado. Serão promovidas também mesas com participação de integrantes do corpo docente da Rede ProfSocio e convidados. Ouvintes interessados em assistir às mesas temáticas do seminário podem realizar inscrições gratuitas até quarta-feira (4) pelo site: https://bityli.com/kNqOm.
O evento oferta quatro mesas, cada uma contando com um professor da Rede Profsocio, um pesquisador de instituição não-pertencente e um mediador. A mesa de abertura conta com a participação do pesquisador e professor ProfSocio/Fundaj, Alexandre Zarias, que lançará luz sobre a história da formação e do desenvolvimento da Rede ProfSocio.
Já no turno da tarde, Ana Abranches, pesquisadora e professora ProfSocio/Fundaj, abre a mesa Educação, Escola e Sociedade. A temática reúne investigações sobre questões da sociedade brasileira diretamente relacionadas com a educação e o ambiente escolar a partir da contribuição das diferentes áreas das Ciências Sociais, como o sistema escolar, políticas públicas, violência, evasão escolar, interações entre escola e comunidade, relações de poder na escola, entre outros.
Joanildo Burity, também pesquisador e professor ProfSocio/Fundaj, fala no GT Juventudes e Questões Contemporâneas. Com foco nas investigações das condições do jovem na sociedade brasileira, em especial nos espaços escolares. A mesa relacionará as temáticas com questões atuais trabalhadas no âmbito das Ciências Sociais, tais como sexualidade, cultura, religião, gênero, mídias, direitos humanos etc.
Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares, a última mesa-redonda, aborda o entendimento dos elementos que compõem a prática escolar e seus saberes. Abrange as formas de intervenção em sala de aula, seleção de conteúdos curriculares, mediações pedagógicas e articulações entre pesquisa e ensino.
As inscrições gratuitas para ouvintes seguem abertas ao longo do evento. Os interessados em conhecer a produção do ProfSocio sobre metodologias para o ensino de sociologia nas escolas podem assistir às mesas-redondas, ao vivo, pelo canal da Rede ProfSocio no YouTube. "As mesas serão abertas ao público em geral, qualquer pessoa pode participar. Mesmo que não se inscreva, mas tenha vontade e seja curioso no assunto. É só acessar nossa rede no YouTube", completou Toraci.
Confira a programação completa do evento em: https://bit.ly/3elPAq8
Redes Sociais