Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj promove seminário internacional sobre políticas públicas de Educação
Início do conteúdo da página

Fundaj promove seminário internacional sobre políticas públicas de Educação

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 12h13 | Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2020, 19h05 | Acessos: 757

Realizado em parceria com grupo de estudos da UFMG, evento ocorre nos dias 3 e 4 de dezembro. Transmissão via YouTube

Quais as principais tendências globais nas políticas educacionais? Esta é a pergunta que mobiliza há três anos a pesquisa “Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: sociabilização científica, tradução e transferências de resultados”, cujo andamento será apresentado, nos dias 3 e 4 de dezembro, na primeira edição virtual do Seminário Internacional Educação no Contexto Atual: crises e alternativas. A iniciativa será promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), da Casa, em parceria com o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais. O evento será transmitido pelos canais no YouTube da Fundaj e do Gestrado/UFMG.

“O seminário é uma das atividades previstas no projeto da pesquisa, referente à transferência de conhecimento para a sociedade, durante o desenvolvimento da pesquisa. Desde 2018, periodicamente temos realizado esses seminários internacionais. São neles onde todos os participantes da pesquisa têm representantes e espaço de fala para discutir política educacional”, explica Viviane Toraci, pesquisadora da Fundaj. “A pesquisa é apoiada pelo CNPq e a transferência do conhecimento é uma importante ação da pesquisa.” Para garantir o certificado de participação, faça sua inscrição.

Nesta edição, um dos destaques é a conferência do pesquisador norte-americano Thomas Popkewitz (Madison University, EUA), teórico do currículo unificado e estudioso dos sistemas que governam as políticas educacionais no mundo e a formação de professores. Dentre outros assuntos, ele falará a respeito do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os impactos da pandemia na agenda educativa global, o acentuado efeito das desigualdades neste cenário e o impacto da onda de discursos populistas e conservadores também entrarão em pauta no evento.

Representando a Fundaj, as pesquisadoras da Dipes, Cibele Rodrigues e Darcilene Gomes apresentam os resultados de pesquisa sobre a oferta pública da Educação Básica no Nordeste do Brasil. “Compomos uma rede de pesquisa que acompanha a circulação das políticas públicas no mundo. Iremos, então, agregar a visão da América Latina. É um seminário que tenta dar esse panorama internacional, que, de fato, apresentará a realidade de muitos países. Desde como se comportam as diretrizes globais [da Educação] até segmentadas por nações. Sobretudo no contexto atual, de pandemia”, explica Cibele.

Participam, também, outras instituições, como UNEB, UFPel, Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade de Estrasburgo (França) e Universidade de Barcelona (Espanha). Com a edição online, a expectativa é ampliar o acesso dos públicos nacionais e internacionais ao seminário. Além das mesas de debate, serão lançados o dossiê da revista Temas em Educação e os livros Políticas Educacionais e reestruturação da profissão do educador (Editora Vozes, 2019), A Política Educacional em contexto de desigualdade (Mercado das Letras, 2019), Da promessa do futuro à suspensão do presente ( Vozes, 2020) e Education policies and restructuring of educational profession (ed Springer).


PROGRAMAÇÃO

03.12.2020

10:00 Abertura
Saudação dos coordenadores das equipes da pesquisa e apresentação de seu desenvolvimento.

11:00 - 12: 00 – Conferência
O Programa PISA e a Ágora
Transmissão de conferência gravada.
Conferência: Thomas Popkewitz (Madison University, EUA)
Mediação: Luís Miguel Carvalho (Universidade de Lisboa, Portugal)
Coordenação: Cibele Rodrigues (FUNDAJ, Brasil)

14:00 – 16:00 – Mesa redonda
A pandemia e a agenda educativa global: efeitos sobre o trabalho docente e as escolas

Expositores: Sofia Viseu (Universidade de Lisboa, Portugal), Myriam Feldfeber (Universidade de Buenos Aires, Argentina), Pedro Bolea (Universidade de Barcelona, Espanha), Lívia Vieira (UFMG, Brasil)
Mediação: Darcilene Gomes (FUNDAJ, Brasil)

18:00 – 20:00 – Mesa redonda
Restaurações conservadoras no campo educacional na América Latina

Expositores: Pablo Martinis (Udelar, Uruguai), Ana Portillo (FLACSO, Paraguai), Ronal Garnelo (UNE, Peru), Álvaro Hypólito (UFPel, Brasil)
Mediação: Fabiana Sena (UFPB, Brasil)

20:00 Lançamento do Dossiê da revista Temas em Educação.

04.12.2020

10:00 – 12:30 – Mesa redonda
Desigualdades e diversidades na educação no contexto de pandemia

Expositores: Nora Gluz (UNGS, Argentina), Elizeu Clementino (UNEB, Brasil), Adriana Borges (UFMG, Brasil), Rodrigo Cornejo (UChile, Chile)
Mediação: Patrícia Simões (FUNDAJ, Brasil)

16:00 – 18:00 – Mesa redonda

Críticas e resistências em Educação no contexto de globalização: alternativas aos discursos populista, neoliberal e conservador
Transmissão de mesa gravada.

Expositores: Romuald Normand (Universidade de Estrasburgo, França), Louis LeVasseur (Universidade de Laval, Canadá) e Dalila Andrade Oliveira (UFPB-UFMG, Brasil)
Mediação: Viviane Toraci (FUNDAJ, Brasil)

18:30 Encerramento e lançamento de livros

Dalila Oliveira (UFPB-UFMG, Brasil) e Cibele Rodrigues (FUNDAJ, Brasil)

Livros vinculados à pesquisa
Dalila Oliveira, Luís Miguel de Carvalho, Romuald Normand, Louis LeVasseur, Liu Min (org). Políticas Educacionais e reestruturação da profissão do educador. Editora Vozes, 2019

Adriana Duarte, Cibele Rodrigues e Dalila Oliveira (org.). A Política Educacional em contexto de desigualdade. Ed. Mercado das Letras, 2019

Dalila Oliveira. Da promessa do futuro à suspensão do presente. Editora Vozes, 2020. (prefácio de Thomas Popkewitz)

Romuald Normand, Luís Miguel de Carvalho, Dalila Andrade Oliveira, Louis LeVasseur. Education policies and restructuring of educational profession. ed Springer.


Serviço
Seminário Internacional Educação no Contexto Atual: crises e alternativas
Data: 3 e 4 de dezembro
Transmissão pelo Canais Fundaj e Gestrado no YouTube
Organização: Grupo de Pesquisa e Estudos sobre a Docência (Fundaj)
Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (UFMG)

Inscrições gratuitas

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.