Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Pesquisadoras apresentam teses de doutorado para debater sobre a melhoria da educação no Brasil
Início do conteúdo da página

Pesquisadoras apresentam teses de doutorado para debater sobre a melhoria da educação no Brasil

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 17h02 | Última atualização em Quarta, 25 de Novembro de 2020, 14h33 | Acessos: 358

Live foi realizada no canal da Fundaj no YouTube, nesta terça-feira (24)

Com base em teses de doutorado recentemente defendidas, pesquisadoras da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realizaram um longo debate sobre a melhoria da educação no Brasil, nesta terça-feira, 24 de novembro, no canal da Fundaj no YouTube, em parceria com a Facepe. Na transmissão da live "Educação e suas Conexões", as participantes mostraram diferentes experiências acadêmicas e visões voltadas para diversidade, riqueza e desafios da educação para o Brasil.


"Foi muito importante escutar doutoras que defenderam teses aprofundadas na área de educação. Quanto mais informação e investigação sobre a educação, além de desdobramentos, melhor para aprimorar políticas públicas diretamente ligadas ao setor", destacou o coordenador do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados (Cieg), da Fundaj, e pesquisador Neison Freire.

Mediado pela pesquisadora e coordenadora do Doutorado Interinstitucional (Dinter) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pesquisadora da Fundaj, Alexandrina Sobreira, o debate contou com a participação de Salviana Sousa, Verônica Fernandes, Mônica Monteiro, Zarah Barbosa e Suiany Carvalho.

Confira íntegra do debate no canal da Fundaj

Para Mônica Monteiro, o desafio de formulação, implantação e avaliação de políticas públicas deve nos mobilizar para que a educação seja estabelecida para todas as pessoas. "Em 2016, o Brasil passou por um processo de ruptura institucional com o impacto sobre as políticas públicas em curso. O nosso interesse foi acompanhar o desfecho da política de educação integral para o ensino fundamental, até porque a Fundaj vinha realizando uma pesquisa de avaliação do Programa Novo Mais Educação", comentou. 

Em seguida, Mônica complementou que "o Programa Novo Mais Educação promove uma significativa mudança de rota na política de educação integral para o ensino fundamental".

A complexa relação entre felicidade e trabalho foi um dos temas das dissertações. "A valorização é um componente essencial para a felicidade no trabalho. O trabalho mostra-se como momento fundante de realização do ser social, sendo decisivo para a felicidade, considerada a maior das aspirações humanas", disse a pesquisadora Zarah Barbosa.

A tese da pesquisadora Verônica Fernandes analisou a implantação da política pública de valorização salarial docente. "A gente vive um momento em que foi crescente esse debate para melhorar a qualidade social da educação. O objetivo é demonstrar que o piso salarial profissional do magistério público da educação básica é instrumento de valorização da carreira profissional e precisa ser respeitado pelos gestores públicos", pontuou.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.