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Mesa redonda e lançamento de livros marcam último dia de Seminário Internacional sobre políticas públicas de educação

Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 17h33 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 19h42 | Acessos: 265

 
Programação teve início na noite da quinta-feira (3) e trouxe palestrantes da América Latina e da Europa
 
A pandemia tornou mais visível as desigualdades na educação mundial. No Brasil, de forma exacerbada. A “nova era” em todo o mundo evidenciou a necessidade de repensar as políticas públicas educacionais tendo em vista a equidade como um dos indicadores centrais. Este foi o mote para os pesquisadores que participaram do segundo e último dia do “Seminário Internacional Educação no Contexto Atual: crises e alternativas”, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) em parceria com o Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais.
 
A programação desta sexta-feira (4) foi iniciada pela manhã com a mesa redonda “Desigualdades e diversidades na educação no contexto de pandemia”, transmitida pelos canais da Fundaj e do Gestrado/UFMG no YouTube. Mediado pela pesquisadora da Fundaj Patrícia Simões, o debate contou com a participação dos expositores Nora Gluz (UNGS, Argentina), Elizeu Clementino (UNEB, Brasil), Adriana Borges (UFMG, Brasil), Rodrigo Cornejo (UChile, Chile).
 
“Nosso objetivo é compreender a circulação de políticas educacionais em âmbito internacional", destacou Simões.
 
A aprendizagem foi inevitavelmente afetada pela pandemia. Para driblar algumas das questões que comprometem a absorção de conteúdo, é essencial que professores e estudantes sejam emocionalmente acolhidos. “Diante do contexto da pandemia, nós perdemos um pouco da possibilidade de rever e revistar o modelo e a forma escolar que temos. Com todas as dificuldades, estamos reproduzindo um modo de ensinar que é muito centrado na perspectiva do conteudismo", analisou o pesquisador Elizeu Clementino, da UNEB.
 
Assim como aconteceu pela manhã, a mesa de debate do turno da tarde também trouxe como pano de fundo o contexto social da pandemia da Covid-19 e seus impactos para a educação. A exposição, que começou a ser transmitida às 16h, teve como tema "Críticas e resistências em Educação no contexto de globalização: alternativas aos discursos populista, neoliberal e conservador". A mediação foi da pesquisadora da Fundaj Viviane Toraci e contou ainda com palestrantes internacionais: Romuald Normand (Universidade de Estrasburgo, França), Louis LeVasseur (Universidade de Laval, Canadá). A professora Dalila Andrade Oliveira (UFPB-UFMG), também compôs a banca.
 
O pesquisador Romuald Normand, foi o primeiro a se apresentar. Na ocasião, teceu críticas às formas de educação no contexto de globalização e apontou quais seriam as alternativas ao discurso hegemônico atualmente em pauta em diversos países. O professor Louis LeVasseur trouxe em sua explicação alguns questionamentos sobre a ideia de conhecimento, autonomia e educação como uma forma de acessar o conhecimento. Ele pontuou conceitos e trouxe temas da sociologia da educação, como racionalidade, emancipação, iluminação, liberdade, subjetividade.  
 
A professora brasileira Dalila Andrade Oliveira trouxe um ponto de vista latino americano para o debate. "O denominador comum desses novos governos foi a  ampla oposição ao consenso político reformista da década de 90 e a recuperação da centralidade do Estado, na implementação de políticas mais inclusivas."
Entre os assuntos abordados pela pesquisadora está a complexidade da discussão sobre o solucionismo tecnológico e a desconexão. Ou seja, a falta de acesso a tecnologia digital e à internet.
 
O encerramento do Seminário Internacional foi marcado pelo lançamento de livros em uma live mediada por Lívia Fraga (UFMG) e Cibele Rodrigues (Fundaj). "Essa rede que a gente vê se consolidando há uma década é que nos permite de realizar esses estudos críticos e de aportar resultados que acreditamos ser importantes para a crítica do discurso hegemônico sobre a educação", disse Lívia, que em seguida deu sequência às suas palavras citando os agradecimentos a todos os convidados, a equipe técnica e ao público.
 
Os autores dos livros lançados nesta noite são: Dalila Oliveira, Luís Miguel de Carvalho, Romuald Normand, Louis LeVasseur, Liu Min Adriana Duarte, Cibele Rodrigues. Representando a Fundaj, ao final, Cibele Rodrigues comemorou o sucesso do seminário. "Terminamos bem, podemos concluir e agradecer igualmente".
 
Lançamento de livros
 
Dalila Oliveira, Luís Miguel de Carvalho, Romuald Normand, Louis LeVasseur, Liu Min (org). Políticas Educacionais e reestruturação da profissão do educador. Editora Vozes, 2019
 
Adriana Duarte, Cibele Rodrigues e Dalila Oliveira (org.). A Política Educacional em contexto de desigualdade. Ed. Mercado das Letras, 2019
 
Dalila Oliveira. Da promessa do futuro à suspensão do presente. Editora Vozes, 2020. (prefácio de Thomas Popkewitz)
 
Romuald Normand, Luís Miguel de Carvalho, Dalila Andrade Oliveira, Louis LeVasseur. Education policies and restructuring of educational profession. ed Springer.

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