Fundaj abre inscrições para a Iniciação Científica Voluntária de estudantes do ensino superior
Prazo para participar do edital do Programa Institucional de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco é de 11 a 17 deste mês
Estão abertas as inscrições para a Iniciação Científica Voluntária na modalidade ensino superior do Programa Institucional de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), com vigência de janeiro a setembro de 2021. O programa especifica que não envolve a concessão de bolsa, mas possibilita a participação dos estudantes em atividades de pesquisa. A inscrição no edital deve ser feita pelo orientador virtualmente no site (www.fundaj.gov.br/index.php/pibic-dipes), de 11 a 17 deste mês.
Confira as informações completas sobre o edital para a Iniciação Científica Voluntária
REQUISITOS PARA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS
Do(a) orientador(a):
- Possuir no mínimo titulação de mestre(a) e produção científica, tecnológica ou artístico-cultural nos últimos três anos;
- Ser servidor(a) do quadro permanente da Fundaj;
- Estar vinculado(a) como pesquisador(a) a um projeto de pesquisa aprovado por agência de fomento ou homologado pelo Conselho Diretor da Fundaj;
- O(a) proponente não poderá estar licenciado no momento de submissão da proposta.
No caso de um mesmo projeto de pesquisa envolver a indicação de mais de um(a) voluntário(a), deverá haver obrigatoriamente diferenciação nos planos de trabalho a serem executados por cada voluntário(a), sob pena de permanecer apenas uma das propostas.
Do(a) voluntário(a)
- Estar regularmente matriculado(a) em um curso de nível superior reconhecido pelo MEC, no momento da inscrição até o término da participação no programa;
- Ser indicado(a) por um(a) orientador(a);
- Comprovar no histórico escolar a aprovação de disciplinas obrigatórias anteriormente reprovadas.
Inscrições
Devem ser feitas pelo(a)orientador(a) apenas de forma online no site: www.fundaj.gov.br/index.php/pibic-dipes, de 11 a 17/12/2020, mediante preenchimento de formulário eletrônico e o envio dos seguintes documentos (os quais devem ser apresentados em formato“pdf”):
a. Projeto de Pesquisa aprovado por agência de fomento ou homologado pelo Conselho Diretor da Fundaj no qual o(a) orientador(a) está vinculado(a) como pesquisador(a);
b. Plano de trabalho do(a) voluntário(a) vinculado ao projeto, contendo no máximo seis páginas (ver roteiro no Anexo 1);
c. Currículo Lattes do(a) orientador(a), atualizado nos últimos três meses;
d. Apresentar parecer da Comissão de Ética (ou Protocolo de entrada da submissão), quando se tratar de plano de trabalho que envolva experimentação com seres humanos;
e. Histórico escolar de graduação do(a) candidato(a), completo e atualizado até o último semestre cursado;
f. Comprovante de matrícula vigente do(a) candidato(a) a voluntário(a) em curso de graduação;
g. Cópia da Carteira de Identidade do(a) candidato(a).
Serviço
Iniciação Científica Voluntária para estudantes do ensino superior
Inscrição: 11 a 17 de dezembro de 2020 (online)
Vigência: janeiro a setembro de 2021
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