Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj lança curso para condutores de visitantes da Ilha de Fernando de Noronha
Início do conteúdo da página

Fundaj lança curso para condutores de visitantes da Ilha de Fernando de Noronha

Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2020, 19h56 | Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 17h30 | Acessos: 418

Capacitação conta com três módulos em formato remoto e presencial, totalizando carga horária de 80 horas

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), instituição vinculada ao Ministério da Educação, lançou nesta sexta-feira (11) o curso para Condutores de Visitantes da Ilha de Fernando de Noronha. A capacitação foi apresentada na Sala Calouste Gulbenkian, no campus Casa Forte. O curso é ofertado pela Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), da Fundação, dividido em três módulos que somam 80 horas. As aulas serão realizadas online e presencialmente.

Ministrado pela professora Andréa Berenguer, o primeiro modulo acontecerá presencialmente no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, de 14 a 18 deste mês (carga horária de 20 horas). Serão duas turmas, uma no turno da tarde (15h às 19h) e a outra no período da noite (19h às 23h). O espaço para a realização do curso foi cedido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A cerimônia de lançamento do curso contou com a presença do presidente da Fundaj, Antônio Campos, do ministro da Educação, Milton Ribeiro, do diretor de Formação Profissional e Inovação (Difor), Wagner Maciel, e de Jerreneri Vital Ferreira, representante da Embratur.

O ministro da Educação ressaltou a importância da comunicação do guia de turismo com os visitantes. Para ele, a parceria entre as partes é fundamental. "Estou tranquilo com o trabalho executado pela Fundaj. Inclusive, me encantei com Fernando de Noronha. Percebi que é um lugar de chegada dos estrangeiros, então a capacitação dos nativos é necessária. A comunicação é uma ferramenta que faz a diferença, principalmente para os guias. Tenho certeza que o curso vai corresponder às expectativas, ajudando assim os guias na execução das tarefas de maneira prática", disse.

Reforçando o depoimento do ministro, o presidente Antônio Campos assegurou o compromisso da Fundaj em colaborar com o cumprimento do Plano de Retomada do Turismo enquanto política pública para o retorno e fortalecimento da atividade turística no Brasil, especialmente em Fernando de Noronha.

"Milton Ribeiro é o grande patrono deste curso de capacitação e qualificação dos condutores da Ilha de Fernando de Noronha. Milton (Ribeiro) esteve em Fernando de Noronha, que é um paraíso a céu aberto, e sentiu como educador e professor a necessidade de qualificar e requalificar os condutores da Ilha. Destaco que a Fundaj valoriza o ensino básico, o ensino superior e os cursos técnicos", afirmou Campos.

No encontro, o diretor da Difor, Wagner Maciel, apresentou os detalhes da capacitação. "Em um curto espaço de tempo, exatamente no início de novembro, elaboramos e criamos o curso de curta duração de capacitação para condutores. O primeiro módulo já começa na próxima segunda-feira (14), no formato presencial devido à carência de conexão, internet e disponibilidade em Noronha", declarou.

Módulos
O diretor Wagner Maciel revelou que dos 400 condutores cadastrados pelo ICMBio, 100 deles inscreveram-se em menos de uma semana. Ao todo, foram disponibilizadas 50 vagas. Antes do lançamento oficial do curso para condutores de visitantes da Ilha de Fernando de Noronha, a Fundaj foi à Ilha fazer um trabalho de divulgação junto aos condutores.

"A Ilha de Fernando de Noronha é um patrimônio de toda a humanidade, que é motivo de orgulho para os pernambucanos como distrito estadual. Identificamos que há uma grande carência em todos os ilhéus do ponto de vista de capacitação profissional. Apesar de avanços nos últimos anos, a Ilha de Fernando de Noronha é muito carente para o padrão de turismo internacional", comentou Wagner.

O segundo módulo, reunindo carga horária de 40 horas, dará ênfase na área de segurança. Já o terceiro e último — com 20 horas de duração — será voltado para o marketing e a ética no turismo. Nos dois últimos módulos, a Fundaj abrirá um processo de seleção para professores.

"Nossa meta é capacitar todos os condutores de turismo de Fernando de Noronha cadastrados pelo ICMBio. Para além do curso de capacitação profissional, teremos cursos do nosso portfólio em formato digital, voltados para a área cultural, empreendedorismo, economia criativa, políticas públicas, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), entre outros", pontuou Wagner Maciel.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.