Domingo dos Pequenos celebra um Natal com a cara do Nordeste
Última edição do ano resgata antigos natais em diálogo com a exposição "Presente de Natal", em cartaz na sala Waldemar Valente
O ciclo natalino será diferente este ano. Conservando elementos que revivem antigas tradições nordestinas, a última edição do ano do projeto Domingo dos Pequenos ensina sobre um Natal ancestral ao que celebramos hoje. A temática dialoga com a exposição "Presente de Natal", em cartaz na Galeria Waldemar Valente. O evento será transmitido remotamente, no dia 20 de dezembro, pelo canal da Fundaj no YouTube e pelo IGTV @museudohomemdonordeste.
"Neste mês de dezembro, o Domingo dos Pequenos dá ênfase às tradições natalinas da região Nordeste. Antes do Papai Noel, da árvore de Natal e da neve neste calor tropical, o Nordeste brasileiro possui belas e importantes manifestações natalinas, como pastoril, reisado, bumba-meu-boi, cavalo marinho etc", destaca a coordenadora de Ações Educativas do Muhne, Edna Silva.
A equipe do Educativo do Museu Homem do Nordeste preparou um vídeo ensinando como fazer um cartão natalino com a cara do Nordeste. O arte-educador do Muhne, Emerson Pontes, vai ministrar a oficina "Recorte e Cole: Cartões de Natal" e sugere que sejam separadas imagens que tenham relação com o Natal e com o Nordeste, para a montagem de um cartão o mais regional possível. Além das figuras livres, será preciso papel kraft, papel colorido, cola bastão, lantejoulas, aviamentos e tesouras sem ponta para a confecção do item.
Quando o cartão estiver pronto, é hora de depositar nele seus votos de sorte, saúde e prosperidade para quem for recebê-lo. Uma hora após a oficina, será postado no Instagram do Museu do Homem do Nordeste (@museudohomemdonordeste) um passo a passo de como montar uma pequena guirlanda natalina para enfeitar a capa do seu cartão. Você vai precisar de 15 centímetros de cordão de sisal, lantejoulas, fitas ou lacinhos de cetim, 1 guizo, 15 centímetros de fita telada, 15 centímetros de fita de cetim, cola e tesoura.
"O Educativo do Munhe se preocupa em elaborar atividades educativas com contextos históricos e que despertem o imaginário dos participantes. Nossas ações estimulam a criatividade e a interação, inclusive porque o lúdico é uma importante ferramenta para a educação infantil", ressalta Edna Silva.
Dedicado às crianças e adolescentes, o Domingo dos Pequenos estreou há mais de quatro anos. A edição de abertura foi realizada exatamente no dia 24 de julho de 2016.
Serviço
Evento: Domingo dos Pequenos
Tema: "Presente de Natal"
Data: 20 de dezembro
Plataformas: perfil do Muhne no Instagram (@museudohomemdonordeste) e canal da Fundaj no YouTube
Redes Sociais