Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Lançamento do livro Desafios e Perspectivas Educacionais acontece no dia 22 de dezembro
Início do conteúdo da página

Lançamento do livro Desafios e Perspectivas Educacionais acontece no dia 22 de dezembro

Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 11h50 | Última atualização em Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 12h55 | Acessos: 518

O material foi produzido por especialistas em educação e será lançado no canal do YouTube da Fundaj


O tipo de educação que deve ser prioridade já é um tema bastante debatido, entretanto, há novas vertentes que precisam ser discutidas e ganham espaço no livro Desafios e Perspectivas Educacionais, que será lançado na próxima terça-feira (22), às 16h, em live no canal da Fundação Joaquim Nabuco no YouTube. A publicação, editada pela Fundação Antônio Santos Abranches (FASA), busca trazer o pensamento dos especialistas de forma aprofundada, abordando soluções tecnológicas e a otimização dos processos de aprendizagem e rendimento dos estudantes. 

A obra, organizada por Adriana Büchler e Zélia Santos, conta com a contribuição de 18 autores, entre eles a Profª Dra Solange Carlos de Carvalho, lotada na Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundaj, professora de alguns cursos da Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) e responsável pela revisão linguística do livro. Em Desafios e Perspectivas Educacionais, ela contribuiu ainda escrevendo o primeiro capítulo "Perspectivas da Educação, a caminho da Quarta Revolução". 

De acordo com Solange, a proposta do livro veio de um encontro com colegas: "A ideia do livro surgiu há um ano e cinco meses de uma conversa espontânea dos professores da Faculdade Luso Brasileira (Falub) na sala de reunião. Estávamos falando sobre a educação, de forma geral, quando questionamos a pertinência do uso das tecnologias digitais em nossa prática pedagógica e as estratégias metodológicas que usávamos. Alguns professores apresentaram opiniões diferentes sobre como enfrentar os desafios do mundo em rede", contou. "Alguns afirmavam que mais importante do que a inovação tecnológica é a inovação pedagógica, pois não adianta trabalhar com tecnologias digitais com teorias pedagógicas ultrapassadas", acrescentou.

Ainda segundo a especialista em educação, os professores deliberaram por escrever um livro que apresentasse experiências envolvendo tecnologia, linguagem e ensino.  O conselho editorial consultivo do livro é formado por quatro professores: Zélia Maria e Adriana Bücler (organizadoras), Solange Carlos e Pedro Filho, este último escolhido como presidente. 

A obra bibliográfica é dividida em três partes: Educação & Tecnologia: perspectivas inovadoras; Educação e Linguagem: leituras e escritas; e Educação e Ensino: gestão e prática pedagógicas. Na primeira parte, abre-se a discussão sobre a educação a caminho da quarta revolução, trazendo a importância das tecnologias digitais para as novas práticas de ensino e aprendizagem. No segundo momento do livro, a  interferência das tecnologias digitais no processo de leitura e escrita, nas representações sociais e a terceira parte aborda como lidar com a gestão escolar, a pertinência da ouvidoria, a questão do ensino religioso, a questão da afetividade na prática pedagógica e também a questão da formação docente. O livro estará disponível para a venda na livraria Praça de Casa Forte, Zona Norte do Recife.


Serviço
Lançamento do Livro Desafios e Perspectivas Educacionais
22 de dezembro, às 16h
Transmissão pelo YouTube da Fundaj
Autores: Organizado por Adriana Büchler e Zélia Santos e com textos de 18 autores

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.