Fundaj publica Caderno de Resumos da XVI Jornada de Iniciação Científica e divulga trabalhos premiados
Caderno produzido por bolsistas e orientadores do PIBIC reúne pesquisas de 2019 e 2020
A Fundação Joaquim Nabuco, por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais, publicou o Caderno de Resumos da XVI Jornada de Iniciação Científica (JOIC), produzido pelos bolsistas e orientadores/as do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Fundaj. Este caderno é referente às pesquisas desenvolvidas no período 2019-2020, e que foram apresentadas na XVI JOIC.
Para acessá-lo, basta entrar no link “Caderno de Resumos”, no quadro Pibic 2019/2020, disponível no site da Fundação. O caderno reúne 31 resumos de trabalhos apresentados na Jornada de Iniciação Científica, que é um evento anual que promove um fórum de debates sobre os estudos e pesquisas realizados no âmbito do Programa.
Entre os trabalhos apresentados, três pesquisas receberam reconhecimento especial por conta das atividades desenvolvidas. Em primeiro lugar, ficou o trabalho “Políticas de Promoção da Igualdade Ética para Afrodescentes: Brasil e Colômbico”, de Elaine Cristina Salgado Mendonça, orientanda do pesquisador Joanildo Burity.
A segunda colocação foi ocupada pelo trabalho “Impacto da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nas Motivações Acadêmicas de Professores e Alunos de Escolas Públicas do Recife”, de Vitor Henrique Gomes do Nascimento, orientado pela pesquisadora Isabel Raposo. Na terceira posição, ficou o tema “Registro Fotográfico das Condições Materiais das Escolas de Educação Básica Pública em Pernambuco”, de Marcelo Dettogni Lopes, orientado pela pesquisadora Viviane Toraci.
Temas
Entre os temas pesquisados estão: indicadores sociais, saúde da população, cinema, fotografia, trabalho docente, educação, livro didático, questões étnicas e raciais e questões ambientais. “Todas as temáticas investigadas pelos/as bolsistas refletem a diversidade da pesquisa social realizada pelos/as servidores/as da Fundaj no período 2019-2020”, resume o pesquisador da Fundaj, Wilson Fusco.
Os trabalhos foram avaliados por pareceristas da casa, além de pesquisadores e pesquisadoras convidados de outras instituições. Após as avaliações, os estudantes incorporaram as sugestões nas pesquisas, apresentadas na XVI JOIC e publicadas no Caderno de Resumos.
O PIBIC
Com o PIBIC, a Fundaj desempenha atividades de produção científica e cultural, de preservação documental/iconográfica e de extensão. A Instituição também desenvolve estudos e pesquisas no campo social, econômico, político e ambiental. Por meio do programa, a Fundaj compartilha o conhecimento produzido pelo corpo de servidores com os jovens graduandos de instituições públicas e privadas da região Nordeste, além de contribuir para a formação de novas gerações de pesquisadores e pesquisadoras.
Redes Sociais