Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Pesquisa com participação da Fundaj disponibiliza E-book "Teatro Social dos Afetos e Violência na Escola"
Início do conteúdo da página

Pesquisa com participação da Fundaj disponibiliza E-book "Teatro Social dos Afetos e Violência na Escola"

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 10h59 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 16h09 | Acessos: 486

Estudo foi desenvolvido na Fundação Joaquim Nabuco e em escola pública de ensino médio no Recife, disponível nas versões inglês, português e espanhol


Tratar de temas sensíveis na escola, como a questão da violência, requer o desenvolvimento de métodos e práticas capazes de possibilitar um ambiente seguro para todos. Sendo assim, a pesquisa  "Investigando as contribuições de metodologias baseadas no teatro como ferramenta de pesquisa no contexto da violência e a trajetória educacional de jovens", desenvolvida em parceria entre Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Universidade de Leeds (Reino Unido) e Projeto Quixote, agora disponibiliza o E-book “Teatro Social dos Afetos e Violência na Escola”. 

Além da presença de Viviane Toraci, pesquisadora da Fundaj, a equipe multidisciplinar foi formada por Kelly Fernandes, Anni Raw e Polly Wilding. O objetivo do trabalho foi refletir sobre a prática e as possibilidades de intervenção no cotidiano escolar no enfrentamento da violência. "A metodologia e as atividades que esta publicação oferece são resultados de um processo de pesquisa de uma equipe guiada pelas ideias presentes na tese de doutorado Teatro Social dos Afetos, que, por sua vez, tem como base o Teatro do Oprimido e as experiências em projetos realizados com o Coletivo Garoa", escreve Kelly Fernandes na apresentação da obra. 

A pesquisa foi desenvolvida no Recife a partir dos encontros da Rede de Colaboradores no campus Derby da Fundaj e do estudo de campo na Escola de Referência em Ensino Médio Dom Vital, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. O estudo também contou com o apoio do multiHlab (Laboratório Multiusuários em Humanidades), responsável pelo registro das atividades de campo, criação e manutenção do site. 

"O material foi produzido para ajudar na ação de professores, educadores populares, jovens, artistas e outros profissionais que atuam com grupos interessados na transformação da realidade e apostam no papel da arte nesta caminhada. Podemos dizer que a pesquisa foi dirigida para profissionais que coordenam, facilitam ou participam de grupos que integram a educação formal, não formal ou informal", conclui Viviane Toraci.

Acesso ao E-book TSA em Português PDF aqui

Acesso ao E-book TSA em Espanhol PDF aqui

Acesso ao E-book TSA em Inglês PDF aqui

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.