Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Terapias orientais serão oferecidas para colaboradores da Fundaj
Início do conteúdo da página

Terapias orientais serão oferecidas para colaboradores da Fundaj

Publicado: Segunda, 15 de Março de 2021, 13h36 | Última atualização em Segunda, 15 de Março de 2021, 13h38 | Acessos: 242


Aulas de respiração e relaxamento serão ministradas virtualmente. Para atendimento presencial, interessados devem agendar horário no 3073-6391

 


Cuidar da saúde física e mental sempre foi importante. Mas agora, em meio à pandemia, os cuidados precisam ser redobrados. Por isso, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Coordenação-Geral de Planejamento e Gestão de Pessoas (CGPG), oferecerá aos seus servidores e colaboradores mais um módulo do curso Terapia Oriental, com a especialista em moxabustão Simone Lucena. Nesta fase, os interessados poderão passar pelo atendimento presencial com a terapeuta integrativa e participar de aulas online de técnicas de respiração, os chamados pranayamas. Cronograma de práticas terá início no dia 15 de março.

O serviço integra o programa do Curso Online de Terapia Oriental no Ambiente Empresarial, promovido pela Instituição entre agosto e dezembro do ano passado. Os atendimentos presenciais serão promovidos às segundas-feiras, das 8h às 17h, no campus sede da Fundaj, em Casa Forte. Com duração de 1 (uma) hora, a terapeuta receberá até quatro pessoas por atendimento, onde serão aplicadas técnicas necessárias a cada indivíduo. Para garantir o atendimento, o colaborador deverá agendar um horário no telefone 3073-6391, a partir do dia 15 de março. Vagas limitadas.

Além da anamnese, que se trata de uma conversa sobre as motivações do paciente em buscar o suporte terapêutico, técnicas orientais variadas serão empregadas para o tratamento. A exemplo da acupuntura tradicional, que utiliza da aplicação de agulhas em pontos do corpo, conhecidos como meridianos, para tratar dores, depressão e até obesidade. Além da técnica chinesa milenar, a terapeuta pretende abordar também a auriculoterapia, cranioacupuntura, ventosaterapia, hihua, reflexologia podal, dentre outras. Práticas incorporadas ao SUS desde 2016.

Um formulário será enviado para os que agendem a consulta, a fim de auxiliar a anamnese. Ainda sobre o atendimento presencial, todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 serão empregados. Por sua vez, para auxiliar no tratamento presencial, serão promovidas aulas de respiração e técnicas de relaxamento e alongamento duas vezes por semana. Os encontros acontecerão na plataforma virtual Zoom. “A expectativa é de que o maior número de colaboradores sejam beneficiados”, celebra a coordenadora do CGPG, Mary An Pimentel.

O Curso Terapia Oriental - 2º Fase tem o objetivo de estimular nos colaboradores o autocuidado para se obter equilíbrio do corpo e da mente. Com o tratamento, os participantes poderão aumentar a concentração e reduzir queixas físicas. “Na primeira fase, o curso ampliou os horizontes para o autocuidado, algo que também oriento ao longo do atendimento. Nosso principal foco é liberar tensões e trabalhar a ansiedade e o estresse. Essa fase é complementar aos que fizeram o curso, mas poderá auxiliar até no relaxamento dos que não participaram”, aponta Simone Lucena.

É como se o corpo humano fosse uma máquina complexa onde tudo está interligado. Assim, a terapeuta revela que até o ato de planejar e não agir pode indicar um bloqueio. Neste caso, por exemplo, o problema pode estar no meridiano baço e fígado — órgãos ligados ao pensamento e a ação, respectivamente —, que poderão ser tratados com a acupuntura tradicional chinesa e até a moxabustão. “São práticas naturais onde temos o objetivo de estimular o próprio corpo a reagir, internamente ou externamente. Assim, iremos promover a autocura por meio dos canais de energia.”

Sobre a terapeuta
Simone Maria Lucena é especialista em acupuntura e moxabustão. Mestre em Engenharia de Produção, já atuou no ambiente empresarial e conhece os desafios do meio. Em busca de compreender mais sobre as técnicas que a ajudaram tanto, resolveu fazer formação em Acupuntura no Brasil, participou de diversos seminários e congressos. Em passagem pela China, fez especializações em Moxabustão e Acupuntura. Há sete anos ela atua na área, cuidando de pessoas.

Serviço:
Terapia Oriental no Ambiente Empresarial

Serviço do curso de Terapia Oriental para alterar as peças

PRESENCIAL

Abril: 5, 8, 12, 15, 19, 22, 26, 29
Maio: 3, 6, 10, 13

Sessões com 1h de duração das 8h às 17h

Agendamento pelo número 3073-6391 a partir de 15 de março

ONLINE

Março: 15, 16, 17, 18, 22, 23, 24, 25, 30
Abril: 1, 6, 9, 13, 16, 20, 23, 27, 30
Maio: 4, 7, 11, 14, 18, 20

Das 10h às 11h

Inscrições pelo link: http://bit.ly/3basuTB

Outras informações em 3073-6391

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.