Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > 115ª reunião do Condir aprova pesquisas e prorrogação do regime home office
Início do conteúdo da página

115ª reunião do Condir aprova pesquisas e prorrogação do regime home office

Publicado: Sexta, 26 de Março de 2021, 11h31 | Última atualização em Sexta, 26 de Março de 2021, 11h32 | Acessos: 261

Propostas de estudos sobre mortalidade infantil e materna e condições de trabalho para professores, na pandemia, receberam parecer favorável nesta quinta (25)

 

Na 115ª reunião do Conselho Diretor (Condir), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), nesta quinta-feira (25), duas propostas de pesquisa relacionadas à pandemia da Covid-19 foram aprovadas. De interesse da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), ambas propostas pretendem investigar o impacto da crise sanitária no campo epidemiológico e na educação brasileira. São elas: ‘Análise da mortalidade materna, fetal e infantil por Covid-19 em Pernambuco’ e ‘Valorização dos trabalhadores da Educação em tempos de pandemia: condições de trabalho e formação docente na educação infantil’.

Diante do cenário epidêmico e do aumento dos casos do novo coronavírus no País, a Instituição optou por prorrogar o regime de trabalho home office — ou seja, quando o colaborador exerce suas funções de casa — até o próximo dia 16 de abril. “Precisamos resguardar nossos servidores e colaboradores até que haja uma resposta de menor risco no cenário em que vivemos”, ponderou o presidente da Fundaj, Antônio Campos. Todos foram unânimes. Para a Dra. Cecília Carvalho, médica da Casa, a decisão contribui com as medidas de contenção do contágio pela Covid-19 no Estado.

Sobre o estudo relacionado à mortalidade materna, fetal e infantil, o diretor da Dipes, Luís Henrique Romani celebrou a aprovação. “A parte científica foi observada por profissionais de saúde. O que já nos tranquiliza com relação ao método que será empregado. Nós vamos nos debruçar sobre as declarações de óbito a fim de criar um banco de dados e observar padrões”, adiantou. Na segunda proposta aprovada, as condições de trabalho e a metodologia adotada em Pernambuco serão avaliados a partir de questionários enviados para professores, gestores e familiares.

Ainda sobre educação pública, outra proposta aprovada diz respeito ao Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar de Educação Infantil (Proinfância), que tem dentre suas propostas a construção de creches e pré-escolas, por meio de assistência técnica e financeira do FNDE, além da aquisição de mobiliário adequado, como mesas, berços e bebedouros. A pesquisa intitulada ‘Avaliação do Proinfância na Região Nordeste: acesso e qualidade da educação infantil’ teve por objetivo compreender a eficácia e os dilemas na implantação do programa na região.

Um acordo de cooperação técnica entre a Fundaj e outras instituições públicas e público-privadas, proposto pela Diretoria de Planejamento e Administração (Diplad), também foi discutido na 115ª reunião do Condir. A proposta de um consórcio dialoga com temáticas como turismo de base comunitária e propõe um mapeamento socioeconômico e cultural na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Dentre os objetivos do projeto intitulado Laboratório de Humanidades Digitais e Inovação Social (Malungo-LAB) está a atenção às demandas de comunidades e empresas relacionadas à história afro-brasileira.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.