Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Seminário do Muhne discute “Educação é um direito”, de Anísio Teixeira, pensando em ações futuras
Início do conteúdo da página

Seminário do Muhne discute “Educação é um direito”, de Anísio Teixeira, pensando em ações futuras

Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 18h26 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 18h26 | Acessos: 154


Iniciativa faz parte do projeto "Ano Anísio Teixeira: Educação como prioridade"

No 4º Seminário Interno Anísio Teixeira, a Coordenação de Ações Educativas e Comunitárias e a Divisão de Estudos Museais do Museu do Homem do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) discutiu a obra “Educação é um Direito” (1967), do autor baiano Anísio Teixeira, grande pensador da democratização do ensino no Brasil. A reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira (26), via Google Meet.

O seminário faz parte do projeto "Ano Anísio Teixeira: Educação como prioridade" que irá nortear as ações do Muhne ao longo de 2021. O debate abordou temas como a importância do acesso à educação, a democratização da escola brasileira, a defesa da educação como direito universal, a formação integral, as definições de privado e público e além os ensinos fundamental e técnico.

“Nesse ciclo de laboratórios de discussão das obras de Anísio Teixeira, estamos debatendo conceitos do autor sobre educação para pensarmos o museu como um espaço de discussão acerca da contribuição para uma educação de qualidade", comentou a coordenadora de Ações Educativas do Muhne, Edna Silva.

A antropóloga Ciema Mello ressaltou que “Anísio Teixeira é um derivado da Fundação Joaquim Nabuco”. Ela ainda lembrou que o autor foi “academicamente aliado do pernambucano Gilberto Freyre”. A Fundação, inclusive, conta com um campus Anísio Teixeira, localizado no bairro de Apipucos, Zona Norte do Recife.

Na reunião, a Coordenação de Ações Educativas e Comunitárias e a Divisão de Estudos Museais do Museu do Homem do Nordeste também sugeriram títulos para compor a Biblioteca Virtual Anísio Teixeira, a serem definidos no próximo encontro.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.