Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > São João da Fundaj homenageia Genival Lacerda e segue até o final de junho
Início do conteúdo da página

São João da Fundaj homenageia Genival Lacerda e segue até o final de junho

Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 14h15 | Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 14h15 | Acessos: 147

Festejos juninos serão celebrados com diversas atividades virtuais promovidas pela Instituição

 

Com vídeos, oficinas, muitas histórias e curiosidades, a programação de São João da Fundação Joaquim Nabuco tem início nesta sexta-feira (11) e homenageia o cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, um dos maiores ícones da história do forró, falecido em janeiro deste ano.

A programação vai contar um pouco das tradições, simpatias e festejos que permeiam os três santos juninos, começando por Santo Antônio, com um material preparado pela equipe do Museu do Homem do Nordeste. O "santo casamenteiro" combina perfeitamente com o Dia dos Namorados e uma das atividades propostas no São João da Fundaj é justamente um roteiro para um encontro especial nesta data, com visitação virtual a aparelhos culturais do Recife. Santo Antônio também será reverenciado com a história do bairro de Camela, localizado em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, que tem o santo como seu padroeiro e teve que adaptar a festa por conta da pandemia.

O ciclo junino será abordado por diversas vertentes, como a culinária, com a história da relação do milho com os festejos, passando ainda por temas como as danças juninas e as relações de tradições, como o bacamarte, com os santos do mês de junho. A programação também conta com atividades voltadas para a criançada, com uma edição especial do Domingo dos Pequenos, que traz o teatro de bonecos dentro do contexto do São João, e uma oficina para confecção do jogo de pescaria de palavras.

O presidente da Fundaj, Antonio Campos, ressalta a importância dos festejos juninos para o Nordeste e como Genival Lacerda fez parte dessa história. "É impossível pensar no mês de junho no Nordeste e não lembrar de Santo Antônio, São João e São Pedro. Acredito que todos os nordestinos guardam bonitas lembranças dos festejos juninos e, certamente, para muitos essas lembranças contam com a presença de Genival Lacerda, que foi um grande artista, sempre nos encantando, sobretudo no forró, com sua irreverência e talento. Neste cenário de pandemia, todas as festas precisaram ser adaptadas e acredito que a Fundaj vai ajudar as pessoas a viverem um pouco desses festejos, mesmo sem sair de casa e, também, homenageando Genival", afirma Campos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.