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3. Jornada Anual de Estudos das Infâncias

Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2021, 16h24 | Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 16h24 | Acessos: 116

A Jornada de Estudos das Infâncias tem como objetivo promover a divulgação e o debate de temáticas relacionadas a questões teóricas, conceituais e metodológicas das pesquisas sobre as infâncias desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade, formado por pesquisadores, estudiosos da área, docentes, discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades/UFRPE/FUNDAJ.

A perspectiva adotada na realização da jornada parte da concepção da infância como categoria social e da criança como ser de direitos. Entendemos, também, que as percepções e representações sociais que as crianças fazem das realidades que vivenciam fazem parte da reflexividade da contemporaneidade e podem nos fornecer importantes elementos para o conhecimento sobre as instituições de ensino, as relações intergeracionais, o desenvolvimento infantil, enfim, sobre a sociedade em que vivemos.

Trata-se de um evento aberto para os estudiosos da área e para o público em geral. A programação consta de apresentação e discussão dos resultados de pesquisas, com a participação de convidados especialistas nos temas em questão.

O evento acontece anualmente, desde 2018. E, em cada versão, uma temática é escolhida para orientar a programação, como eixo do debate.

A I Jornada de Estudos das Infâncias, realizada em 07 de junho de 2018, com 170 inscritos, teve como tema “Onde estão as crianças nos estudos das infâncias?”. O eixo de discussão focalizou as metodologias utilizadas nas pesquisas com/sobre/da infância e a visibilidade das crianças nas pesquisas sociais. O evento contou com a participação da professora Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa do Departamento de Psicologia da UFPE.

Em 11 de junho de 2019, aconteceu a II Jornada,de Estudos das Infâncias, com o tema “Infâncias, Direitos das Crianças e Democracia”, com 315 inscritos. Essa segunda versão consolidou a iniciativa do primeiro ano e recebeu as convidadas conferencistas: as professoras Alice Miriam Happ Botler do Centro de Educação/UFPE e a professora Christina Gladys do Departamento de Ciências Sociais/UFPE.

Para a terceira edição, o tema escolhido foi “Infâncias, Crises e Emergências: a invisibilidade e a necessidade da garantia dos direitos fundamentais das crianças” e refletirá sobre os resultados das pesquisas que tratam das consequências da pandemia de COVID 19 para as infâncias. (ATENÇÃO, ESSE TEXTO FOI ESCRITO ANTES DA JORNADA, VOU COLOCAR AQUI UM NOVO TEXTO)

Considerando que as crianças são as vítimas mais vulneráveis em qualquer situação de crise social, o GPIEDUC propõe discutir os efeitos do isolamento e da suspensão das aulas nas escolas nos cotidianos das crianças, na ocupação dos espaços públicos e na educação.

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