Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Histórias, receitas e danças fazem parte da programação da Fundaj em homenagem ao São João
Início do conteúdo da página

Histórias, receitas e danças fazem parte da programação da Fundaj em homenagem ao São João

Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 09h37 | Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 09h37 | Acessos: 206

Ciclo Junino da Fundaj terá atividades virtuais até o dia 25 de junho

Os sons dos triângulos e das sanfonas, as simpatias, brincadeiras, quadrilhas e outras tradições vão precisar ficar em casa por mais um ano. Em virtude da pandemia, os festejos juninos não poderão ser comemorados nas multidões de Caruaru, Campina Grande ou até nas ruas das vilas do Recife. Mas a Fundação Joaquim Nabuco e a equipe do Museu do Homem do Nordeste prepararam uma programação virtual para que o cheiro de milho tome conta de cada lar e relembre as origens e identidade nordestina. A partir da próxima sexta-feira (18), começará a programação em homenagem ao São João. As atividades virtuais relacionadas ao santo seguem até o dia 25 de junho no Instagram do Museu do Homem do Nordeste.

No primeiro dia do ciclo, segundo da programação festiva, o educador do Engenho Massangana, Enerson Antonio, vai falar um pouco sobre a relação entre o milho e os festejos juninos. Canjica, munguzá e pamonha são algumas das comidas típicas desse período e fazem do milho um dos maiores protagonistas da festa. O vídeo irá explicar os contextos histórico, cultural e geográfico além de benefícios que o cereal traz para a nossa saúde. O público também poderá compartilhar suas receitas juninas e aprender novas. Trude Gonçalves vai ensinar sua receita de bolo pé-de-moleque e Luanna Santos de bolo de fubá. O público participa da atividade marcando @museudohomemdonordeste no story com as receitas e comidas mais queridas do período junino.

O Domingo dos Pequenos especial de São João terá uma programação voltada para as crianças. Com uma história sobre as memórias do arraial e tradições como fogueira, pau de sebo, fogos, quadrilhas e lendas, o teatro dos bonecos vai ilustrar as raízes e identidade da festividade nordestina. Outra atividade do dia será o bingo das sílabas, com um vídeo ensinando a elaborar e executar a brincadeira para divertir toda a família.

As homenagens a São João seguem nas redes sociais do Muhne com curiosidades e análises da origem dos festejos joaninos e um educativo indica sobre quadrilhas. O público poderá conhecer o trabalho da Quadrilha Junina Tradição, do Morro da Conceição, e ver a homenagem a Seu Ademário, antigo servidor da Fundaj, e homenageado do São João do Museu.

Seguindo a semana do santo que também é conhecido como protetor dos doentes, a Fundaj vai apresentar a história do Bacamarte, uma festividade junina que homenageia os santos com ritos, danças e performances com armas de fogo e que tem um museu sobre a temática localizado no Cabo de Santo Agostinho, o Museu Olímpio Bonald de Bacamarte (MOBBAC).

Durante os últimos dias da programação, serão apresentadas Rotas Juninas do Nordeste, com a diversidade cultural das festas por todos os estados da região. O ciclo junino da Fundaj terá também uma ação de encerramento do Projeto Bumba-meu-boi, iniciado no Natal da Esperança, em dezembro de 2020. O encerramento será feito através de vídeo com relatos de mestres e mestras do Bumba-meu-boi sobre suas práticas e vivência com a tradição nordestina.

A homenagem a São João será encerrada no dia 25 de junho, com um vídeo performance sobre as diferentes danças típicas do período. Quadrilha, fandango e bumba-meu-boi serão algumas das formas de celebrar e cultivar a herança e identidade do Nordeste. Toda a programação do Ciclo Junino estará disponível no Instagram do Museu do Homem do Nordeste. O São João da Fundação Joaquim Nabuco teve início na última sexta-feira (11), com homenagem ao cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, uma das maiores referências do forró.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.