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118ª reunião do Condir aprova cooperação com Instituto de Inovação e Economia Circular e pesquisa sobre indicadores e metas para educação nordestina

Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 19h07 | Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 19h07 | Acessos: 474

Imunização dos colaboradores da Fundaj também foi pauta da reunião que aconteceu nesta quinta-feira (17)

 

A 118ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor (Condir) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) aprovou um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto de Inovação e Economia Circular e a pesquisa “Cenários e Tendências da Educação no Nordeste: monitoramento de indicadores e metas”. O encontro aconteceu de forma remota, nesta quinta-feira (17), e também destacou a vacinação dos colaboradores da Casa.

Como primeira pauta do dia, o diretor de Planejamento e Administração (Diplad) da Fundaj Allan Araújo, apresentou seu parecer sobre o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Fundaj e o Instituto de Inovação e Economia Circular. Sendo um instituto privado, sem fins lucrativos e sediado no Recife, a organização tem como principal ramo de atuação o recolhimento de lixo eletrônico de pessoas, empresas e órgãos públicos. Isso para fazer a remanufatura reversa com esses materiais.

A parceria visa a doação, por parte da Fundaj, de bens classificados como irrecuperáveis, com o fim de promover o descarte ambientalmente adequado. “Segundo especialistas, a Economia Circular é um conceito estratégico que consiste na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia, substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação”, citou Allan em seu parecer.

Além de ser favorável à aprovação da proposta, o relator do item, ainda recomendou: “tal parceria não deveria se limitar ao descarte de bens, mas se estender às ações sociais, de desenvolvimento institucional e de formação profissional”. Sua sugestão levou em conta o trabalho do Instituto de Inovação e Economia Circular que doa um computador para algum projeto de impacto social, a cada cinco computadores que são remanufaturados. Além disso, o Instituto possui um trabalho de formação de jovens carentes. Com a observação de estabelecer um Plano de Trabalho para tomar todos os cuidados jurídicos necessários antes de ser assinado, o acordo foi aprovado por todos os membros do Conselho.

Em seguida, o diretor da Diplad apresentou seu parecer sobre o Projeto de Pesquisa “Cenários e Tendências da Educação no Nordeste: monitoramento de indicadores e metas”. “O Projeto tem como objetivo geral acompanhar e avaliar o cenário do sistema educacional no Nordeste, considerando as 20 metas do Plano Nacional da Educação (PNE) e, no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os indicadores sobre educação e qualidade. A previsão de duração da pesquisa é de quatro anos”, afirmou Allan.

Encaminhado para a aprovação pela Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj, o projeto de pesquisa foi proposto pelo pesquisador da Fundaj Wilson Fusco, o qual coordenará a equipe de pesquisa, formada por mais dez pesquisadores da Casa. “Esse projeto vai tabular informações do Inep, principalmente os dados brutos que geralmente são de difícil acesso. Isso vai gerar facilidade para a gestão pública e técnicos das prefeituras. E essa pesquisa inicial se trata de um ‘embrião’ de um Observatório de Educação no Nordeste e Brasil”, afirmou o diretor da Dipes, Luis Henrique Romani.

Todos aprovaram o item e o presidente da Fundaj, Antônio Campos, concluiu: “A educação já estava em transição devido a tecnologia e agora precisa ainda mais de atenção por conta dos efeitos da pandemia. Precisamos estar sempre em observação e a pesquisa tem tudo a ver com a missão desta Casa de contribuir com as políticas educacionais”.

Assuntos de ordem geral

Durante a reunião, os conselheiros também comentaram sobre a vacinação dos colaboradores da Fundaj. O diretor da Diplad, Allan Araújo, responsável por assinar o documento necessário para a liberação da imunização, mencionou que 276 declarações já foram emitidas. “Essa liberação se deu junto ao Ministério da Educação, e precisamos continuar incentivando todos os servidores, terceirizados e estagiários a se vacinarem”, afirmou o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

Além disso, todos concordaram que o regime de trabalho remoto da Fundaj deve ser estendido até o dia 30 de junho. A médica da Casa, Dra. Cecília Carvalho, frisou que no fim do mês pode haver alteração de casos por conta do São João e que “a imunização plena, com duas doses, ainda vai demorar mais um pouco para ser finalizada”. Todos concordaram que o momento ainda é delicado, e projetaram que, em julho, os trabalhos presenciais devam voltar de maneira gradual e segura para todos.

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