Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Com comidas típicas, shows, oficina e muita história, Fundaj encerra seu ciclo junino virtual
Início do conteúdo da página

Com comidas típicas, shows, oficina e muita história, Fundaj encerra seu ciclo junino virtual

Publicado: Quarta, 30 de Junho de 2021, 12h56 | Última atualização em Quarta, 30 de Junho de 2021, 12h56 | Acessos: 198

Programação contou com mais de quatro mil interações nas redes sociais da Fundaj e Muhne

Este foi o segundo ano consecutivo em que as bandeirolas e balões de São João precisaram fazer a alegria das pessoas em casa. As lives musicais, brincadeiras e comidas típicas complementaram a festa dos que não puderam se aglomerar em quadrilhas juninas, ou viajar à Caruaru, Arcoverde ou Campina Grande. Por isso, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) preparou uma programação de Ciclo Junino, entre os dias 11 e 30 de junho, com celebrações voltadas para Santo Antônio, São João e São Pedro. O evento foi construído em homenagem a uma referência da música brasileira, Genival Lacerda, que dedicou a vida para cantar forró e alegrar os festejos juninos.

Foram mais de 4 mil interações, com acessos no canal do YouTube e nas redes sociais da Instituição e do Museu do Homem do Nordeste. Um dos destaques do Ciclo Junino da Fundaj foi o tributo a Genival Lacerda, realizado no dia de São João, 24 de junho. Os shows de João Lacerda, Novinho da Paraíba, Galeguinho de Gravatá e Banda Toque Nordestino foram transmitidos durante mais de três horas e tiveram mais de 300 visualizações no YouTube. “Ficamos muito felizes de poder levar um pouco da tradição nordestina para os lares das pessoas, que mais uma vez não puderam ir às ruas. É importante lembrarmos que nossa identidade e história são preservadas sempre que celebramos a nossa cultura com alegria”, conta o presidente da Fundaj, Antônio Campos.

A programação virtual teve atividades preparadas pela equipe do educativo do Museu do Homem do Nordeste para contar as histórias das tradições do ciclo junino. “Nós fizemos um ciclo de festejos para os santos juninos de forma a trazer eles cada vez mais perto do nosso cotidiano. A nossa programação teve a intenção primeira de nos manter conectados, atentos e conscientes da importância que o nosso público tem”, destaca a coordenadora do Educativo, Edna Silva.

A programação contou com vídeos como o que abordou Santo Antônio de Camela, uma das ações que homenageou o “santo casamenteiro” e também fez parte da programação do Dia dos Namorados, que ainda propôs roteiros de visitação virtual a aparelhos culturais do Recife. Além das homenagens aos santos e a Genival Lacerda, a programação junina da Fundaj também foi dedicada a Seu Ademário, antigo servidor da Fundaj e que se dedicava a preservar a cultura nordestina.

Para celebrar com comidas típicas, o público ainda teve acesso a duas receitas: de pé-de-moleque e de bolo de fubá. Já as homenagens a São João contaram com atividades sobre as danças típicas do período, Rotas Juninas do Nordeste, o encerramento do Projeto Bumba-meu-boi, iniciado no Natal da Esperança, em dezembro de 2020 e a história do Bacamarte, festividade que homenageia os santos com ritos, danças e performances com armas de fogo.

O Domingo dos Pequenos especial de São João vestiu as crianças de chita e quadriculado para ouvir histórias sobre os arraiais e tradições como fogueira, pau de sebo, lendas e quadrilhas. Oficinas ainda ensinaram brincadeiras para fazer em casa, como a pescaria de palavras para toda a família se divertir.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.