Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj abre inscrições para curso de Atualização na gestão educacional
Início do conteúdo da página

Fundaj abre inscrições para curso de Atualização na gestão educacional

Publicado: Sexta, 09 de Julho de 2021, 12h51 | Última atualização em Sexta, 09 de Julho de 2021, 12h51 | Acessos: 337

Capacitação será dividida em três módulos e conta com 20h de duração

A Fundação Joaquim Nabuco, por meio da sua Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), abriu as inscrições para o curso Atualização em Gestão Escolar. A capacitação terá 20h de duração, entre os dias 20 de julho e 05 de agosto, com aulas por meio da plataforma Google Meet, como medida de segurança em virtude da pandemia da Covid-19. Serão três módulos ministrados pelas professoras e pesquisadoras Cibele Rodrigues, Verônica Soares e Juceli Bengert.

“É um curso que aborda a legislação escolar aplicada, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Os nossos objetivos são capacitar, aperfeiçoar e prestar melhores serviços educacionais para a educação básica, cuidando da nossa população", destaca o diretor de Formação Profissional e Inovação da Fundaj, Wagner Maciel. O curso foi lançado em 2015 e integra o Programa Institucional 1 - Valorização Docente na Educação Básica da Fundaj.

O primeiro módulo, com carga horária de 6h, abordará os fundamentos teóricos para a importância de uma gestão participativa. "Vamos discutir qual é a base para termos uma gestão escolar com mais participação e a importância de termos o conteúdo dessa participação dentro do currículo. Teremos teoria e prática, com algumas dicas de atividades que podem ser feitas nessa linha de pensamento", conta Cibele, professora responsável por ministrar as três aulas dessa etapa. Cibele é doutora e mestra em Sociologia, graduada em Ciências Sociais e professora do Programa em Rede de Ensino de Sociologia da Fundaj.

Já o módulo II, Planejamento Participativo, será ministrado por Verônica Fernandes, doutora em Políticas Públicas e mestra em Educação. “Serão abordadas questões essenciais no planejamento da gestão escolar, como o processo de construção do Projeto Político Pedagógico, formas de participação, de consulta e deliberações, as concepções essenciais que orientam o PPP, a implementação e gestão desse projeto”, explica a professora. A carga horária dessa etapa será de 8h, com aulas entre os dias 26 e 29 de julho.

A mestra em Educação, Juceli Bengert, será responsável pelas aulas do módulo III sobre avaliação educacional, entre os dias 03 e 05 de agosto. A pesquisadora tem experiência na área de Educação e atua nos temas de educação infantil, avaliação de políticas públicas da educação, métodos quantitativos e educação matemática. Durante três dias, a professora irá apresentar concepções, tipos e modelos teóricos de avaliação educacional e orientações para ações pedagógicas e de gestão. “Também será contemplado o histórico da implantação dos sistemas de avaliação da educação no Brasil, com suas implicações na gestão da educação, em geral, e na gestão escolar, em particular, desde o SAEP até os dias atuais”, completa.

Serviço

Datas: 20 a 22 de julho (módulo I), 26 a 29 de julho (módulo II), 03 a 05 de agosto (módulo III)
Horário: 18:30 às 20:30
Carga horária total do curso 20h
Plataforma Google Meet
Link para inscrição: https://bit.ly/3hpcQ9X

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.