Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Domingo dos Pequenos aborda influências francesas na cultura nordestina
Início do conteúdo da página

Domingo dos Pequenos aborda influências francesas na cultura nordestina

Publicado: Terça, 13 de Julho de 2021, 16h40 | Última atualização em Terça, 13 de Julho de 2021, 17h01 | Acessos: 171

Programação será realizada remotamente pelo perfil do Museu do Homem do Nordeste no Instagram

A construção identitária do Nordeste recebe influências das mais diversas partes do globo, que misturam-se com tradições originárias para formar a região que conhecemos hoje. Um dos países que atuou nessa miscigenação com hábitos, arquitetura, história e cultura foi a França.

Pensando em debater as expressões franco-nordestinas na contemporaneidade, a sétima edição do Domingo dos Pequenos traz como tema “As Influências Culturais no Nordeste: a França”. O evento acontece neste domingo (18), no perfil do Museu do Homem do Nordeste no Instagram (@museudohomemdonordeste).

“O Museu do Homem do Nordeste tem dentro da sua expografia muitos elementos culturais da cidade do Recife e nosso intuito é ir revelando, desvendando o que está lá dentro a partir do que tem na cidade”, explica a coordenadora do Educativo do Muhne, Edna Silva. A programação será um diálogo com a “Sala das Influências”, espaço presente na exposição de longa duração do Museu que conta com objetos que representam os países e culturas que influenciaram na formação do Nordeste.

Uma das maiores referências francesas pode ser percebida na arquitetura de construções no Bairro do Recife, como o Teatro de Santa Isabel, que é um dos 14 teatros-monumentos do país, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1949. A primeira atividade da programação será um vídeo produzido pela educadora do Muhne, Olga Santos sobre o equipamento cultural.

Outra atividade lúdica desta edição será a construção de um teatro de sombras. Para participar da oficina, os participantes devem ter cola, régua, lápis grafite e hidrocor, tesoura sem ponta, fita adesiva, estilete, folha de papel seda, cartolina colorida e cartolina dupla face na cor preta, palitos para churrasco, caixa de papelão pequena e lanterna. O teatro de sombras é uma forma antiga de se contar histórias e teve grande popularidade na França.

“O Domingo dos Pequenos é importante pois busca aproximar o público infantil, e consequentemente seus responsáveis, da nossa instituição, que através do lúdico como meio pedagógico auxilia no despertar do desejo do saber e na compreensão do conhecimento sobre a cultura nordestina, que é pesquisada, estudada e divulgada pela Fundaj e Museu do Homem do Nordeste”, completa Edna.

Serviço:

7ª edição do Domingo dos Pequenos

Tema: As Influências Culturais no Nordeste: a França

Data: 18 de julho

Plataforma: @museudohomemdonordeste no Instagram

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.