Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Caderno de Estudos Sociais da Fundaj publica último artigo de servidor falecido por Covid-19
Início do conteúdo da página

Caderno de Estudos Sociais da Fundaj publica último artigo de servidor falecido por Covid-19

Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 11h07 | Última atualização em Quarta, 14 de Julho de 2021, 11h07 | Acessos: 197

“A homogeneização da identidade cultural da raça negra e as contribuições dos estudos culturais” é tema de artigo escrito pelo servidor Jefferson Lindbergh

O Caderno de Estudos Sociais (CES) da Fundaj (v.36, n.1) foi publicado na última segunda-feira (12) e conta com o último artigo escrito pelo servidor falecido por Covid-19, Jefferson Lindbergh, sobre a identidade da raça negra. Lançado por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), o periódico reúne outros quatro artigos sobre territorialidade, políticas públicas, crescimento urbano e desastres naturais. Acesse na íntegra.

“Este número traz consigo uma marca histórica da pandemia pela Covid-19. Durante sua editoração, um dos autores dos artigos, colega e servidor da Fundaj, Jefferson Lindbergh de Sousa, faleceu acometido pelo coronavírus. Além do referido autor, gostaríamos de prestar nossa homenagem a servidores e ex-funcionários que também faleceram no último ano: Vera Marta, Beto Rezende, Moacir Cardoso, Marcos Pinto”, afirmou Beatriz Mesquita, uma das editoras do CES.

O artigo “A homogeneização da identidade cultural da raça negra e as contribuições dos estudos culturais” teve autoria de Jefferson e do também servidor José Luiz Gomes da Silva. Trazendo reflexões sobre a representação da raça negra nas instituições museológicas, a pesquisa contribui para uma reavaliação acerca do assunto. Isso de modo geral e, mais especificamente, no que se refere ao Museu do Homem do Nordeste, objeto de pesquisa do artigo.

“A pesquisa reveste-se de uma importância ainda maior ao considerarmos as mobilizações populares recentes provocadas pelo Movimento Vidas Negras Importam, que encetou um movimento mundial de reparação das injustiças cometidas contra a raça negra. Em alguns casos, esse movimento foi traduzido nas retiradas de homenagens indevidas, e num amplo debate acerca de sua representação nos circuitos expositivos de instituições museológicas do gênero em todo o mundo”, destacou o pesquisador José Luiz, co-autor do artigo.

Tendo como editores fixos Beatriz Mesquita, Diogo Helal e Patrícia Simões, o periódico ainda conta com artigos de pesquisadores do Paraná, Pará, Amapá, Brasília e Espanha. Já a revisão da revista usualmente é feita por Solange Carvalho, professora, revisora linguística e servidora da Fundaj.

Para esta tiragem, na Nota dos Editores, a revisora Solange escreveu um parágrafo homenageando o servidor falecido: “Jefferson era servidor antigo na Fundaj, muito querido por todos, com sua alegria contagiante. Tinha consigo uma luz que o acompanhava por onde andava. Sua partida deixou saudades e uma lacuna amenizada pelo importante legado: o Projeto Resgate dos Eventos Científico-Culturais da Fundação Joaquim Nabuco, em 1994, cujo objetivo era preservar a memória institucional”.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.