Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Ministro da Educação prestigia instalação de nova sede da Cinemateca Pernambucana na Fundaj
Início do conteúdo da página

Ministro da Educação prestigia instalação de nova sede da Cinemateca Pernambucana na Fundaj

Publicado: Quinta, 15 de Julho de 2021, 23h15 | Última atualização em Quinta, 15 de Julho de 2021, 23h15 | Acessos: 139
Cerimônia inaugurou exposição permanente e apresentou o espaço dedicado à preservação do cinema do Estado
O ministro de Estado da Educação (MEC), Milton Ribeiro, presidiu a cerimônia de instalação da Cinemateca Pernambucana em sua nova sede na Fundação Joaquim Nabuco nesta quinta-feira (15). Ao lado do presidente da Fundaj, Antônio Campos, e do diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), Mario Helio, o ministro discursou e prestigiou a reinauguração do espaço, dedicado à difusão e preservação da memória do cinema pernambucano.
Na ocasião, o ministro exaltou a adoração do pernambucano com sua cultura. “Me chama muita atenção toda vez que eu venho aqui, o orgulho que vocês têm por serem pernambucanos. É impressionante ver como são capazes de resgatar e dar valor ao que foi feito aqui. É um sentimento ‘pernambucanês’”, afirmou o ministro.
 
Em seguida, o presidente da Casa, Antônio Campos, iniciou seu pronunciamento exaltando o legado do patrono da Fundaj, Gilberto Freyre, que dá nome ao Complexo Cultural onde a nova sede da Cinemateca foi instalada. “Uma parte da história do Cinema pernambucano e do Nordeste está aqui na Cinemateca. Pernambuco, que tem uma grande importância estratégica, com uma importante produção no cenário nacional e internacional, tem um pé na Fundação Joaquim Nabuco”, exaltou.
 
O diretor da Dimeca, Mario Helio, chamou atenção para o esforço coletivo demandado, tanto para organização da nova sede do aparelho cultural quanto para o fazer cinematográfico. “Um filme, do começo ao fim, é um desfile de nomes, não só de imagens. Só é possível pensar no cinema com esforço coletivo, cada um com sua expertise, para que resulte nessa colagem mágica que é o cinema.”

A nova sede da Cinemateca
Antes instalada em área cedida pelo Museu do Homem do Nordeste, a Cinemateca Pernambucana ganhou sede oficial no Anexo B do Solar Francisco Ribeiro Pinto Guimarães, que integra o Complexo Cultural Gilberto Freyre.
Agora, o aparelho conta com 400 metros quadrados divididos em dois espaços: a sala Almery Steves - em homenagem à icônica atriz do Ciclo do Recife - onde ficam disponíveis livros e computadores para acesso do acervo, e a sala Geneton Moraes Neto - renomado realizador do Ciclo Super-8 - dedicada à exibição de filmes para o público. A inauguração contou também com a abertura de uma exposição permanente na Sala Mauro Mota, com cartazes, equipamentos de filmagem, peças de figurino e outros itens do acervo da Cinemateca.
“É importante a Cinemateca Pernambucana ter sua própria sede. A ideia é que possamos abrir as portas para escolas, pesquisadores e toda a população até o fim do ano”, explica a coordenadora da Cinemateca e do Cinema da Fundação, Ana Farache.
 
Inaugurado em 2018, o espaço foi idealizado para fortalecer a cadeia produtiva e preservar o vasto acervo cinematográfico do Estado, ao dispor de realizadores, pesquisadores, estudantes e público em geral.
Ao longo da pandemia, a Cinemateca garantiu e ampliou sua presença na internet por meio do portal cinematecapernambucana.com.br. O site disponibiliza um acervo com 261 títulos entre longas e curtas-metragens para acesso remoto, contando com obras acessíveis também para surdos e ensurdecidos.
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.