Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > O FestCurtas Fundaj 2021 divulga a lista dos premiados e comemora os resultados da sua segunda edição
Início do conteúdo da página

O FestCurtas Fundaj 2021 divulga a lista dos premiados e comemora os resultados da sua segunda edição

Publicado: Segunda, 02 de Agosto de 2021, 17h38 | Última atualização em Segunda, 02 de Agosto de 2021, 17h38 | Acessos: 165

O FestCurtas Fundaj 2021 divulga a lista dos premiados e comemora os resultados da suasegunda edição. Durante seis dias (28 de julho a 02 de agosto), o II Festival Nacional deCurtas Cinema da Fundação On-line exibiu 30 curtas de 14 estados, teve mais de 48 milacessos e 2.800 votos do público.

“Apesar de todas as dificuldades de se produzir filmes durante a pandemia, cineastas do norte ao sul do país enviaram seus trabalhos mostrando a garra dos que fazem o cinema brasileiro”, comemora Ana Farache, Coordenadora do Cinema e da Cinemateca da Fundação Joaquim Nabuco.

Premiados:


Melhor Ficção – A Beleza de Rose (CE - 2020), de Natal Portela, foi o grande vencedor do prêmio de Melhor Ficção. O filme ficcionaliza um dia comum na vida de muitas garotas brasileiras, a fim de discutir a imagem e o imaginário racial brasileiro.

Melhor Documentário – Adelaide, Aqui não há segunda vez para o erro (SP - 2020), de Anna Zêpa, levou o prêmio de Melhor Documentário. O curta investiga os rastros de Adelaide Carraro, escritora com mais de 5 milhões de livros vendidos e considerada uma das autoras mais lidas no Brasil. 

Prêmio Cinemateca Pernambucana – Destinado para a melhor produção local, o Prêmio Cinemateca Pernambucana foi para Ar (2020), de Marcelo Oliveira e William Oliveira. A trama acompanha um artista independente gay que vive isolado devido à uma ameaça mortal, enquanto tenta escapar do perigo que está cercando sua casa.

Prêmio do Público – Com mais de 850 votos, Azul (PE - 2021), de Tauana Uchôa, foi escolhido pelos internautas como o vencedor do Prêmio do Público. O filme é uma poesia visual sobre amizade e autismo. No total, o FestCurtas registrou mais de 2.800 votos durante seus seis dias de realização.

O júri também concedeu menção honrosa para Abjetas 288 (SE - 2021), de Júlia da Costa e Renata Mourão, “pela invenção narrativa e perspectiva feminina de guerrilha”. O júri de premiação foi composto pela cineasta e continuista Adelina Pontual, o produtor e realizador Chico Serra e o diretor Ivan Cordeiro, ícone do Ciclo Super-8 do Recife. Todos exaltaram a qualidade dos filmes exibidos, e ressaltaram a importância da segunda edição do FestCurtas Fundaj oferecer um panorama da produção brasileira de curtas-metragens. "Fiquei muito feliz de ter feito parte do júri do FestCurtas Fundaj, e poder ter acesso a essa produção do curta-metragem brasileiro, que continua vibrante, firme e resistente", exaltou Adelina.

“Eu fiquei impressionado com esse panorama do curta metragem brasileiro, especialmente os experimentais e de ficção dos últimos dois anos que o FestCurtas trouxe na programação. Uma produção muito forte do Nordeste, de coletivos e realizadores que me surpreenderam com uma certa verborragia e vitalidade”, falou Chico Serra. Ivan Cordeiro elogiou a coragem dos cineastas em manter a produção diante do cenário pandêmico. “Curta não é fácil, faz quem é audacioso. É aquele ditado: melhor um curta na mão do que dois longas voando”, brincou.

Premiação
Os diretores premiados receberão o Troféu do FestCurtas Fundaj, em madeira, assinado pelo mestre J. Borges, xilogravurista reconhecido internacionalmente pela sua arte. Suas imagens também figuraram na programação visual do festival deste ano. Os selecionados irão receber Certificados de participação no FestCurtas Fundaj 2021. Na sua segunda edição, o FestCurtas Fundaj 2021 teve 352 inscrições de filmes de 23 estados brasileiros. Foram recebidos trabalhos em diversos gêneros, técnicas e abordagens sociais e culturais.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.