Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Contribuição de Anísio Teixeira para educação é celebrada no Dia do Estudante da Fundaj
Início do conteúdo da página

Contribuição de Anísio Teixeira para educação é celebrada no Dia do Estudante da Fundaj

Publicado: Quinta, 12 de Agosto de 2021, 11h38 | Última atualização em Quinta, 12 de Agosto de 2021, 11h38 | Acessos: 190

Palestra virtual destacou a contemporaneidade do pensamento do educador e escritor brasileiro

Uma ação do “Ano Anísio Teixeira: educação como prioridade” marcou o Dia do Estudante, neste 11 de agosto. Dessa vez o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promoveu a palestra virtual "Corações de estudante: a Bahia de todos os Anísios". Ministrado pelo diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj, e também historiador, professor e jornalista Mario Helio, o evento foi transmitido no canal da Fundaj no YouTube.

“Colocar a educação como prioridade fazia parte do pensamento de Anísio, que falava que a sociedade está a se construir e o homem precisa ser preparado”, abriu o evento, a coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Museu, Edna Silva. Logo em seguida, a antropóloga do Museu do Homem do Nordeste, e mediadora da palestra, Ciema Mello, apresentou o palestrante. "Graças a Mario Helio, o Anísio Teixeira está sendo lembrado e festejado. E ninguém poderia falar melhor sobre o assunto do que ele, que é um grande estudante”, afirmou.

Com a palavra, Mario Helio enfatizou que todos são, de fato, estudantes, e que quase tudo é educação. “Anísio pensava em como a educação se instaura na humanidade. Não se trata somente de um aprendizado constante, mas de uma construção e reconstrução permanentes. E a ideia de ciência começa com a humildade de reconhecer o que não sabemos”, introduziu.

Mais na frente, a palestra evidenciou a relação de Anísio Teixeira com Gilberto Freyre, fundador da Fundaj. Juntos eles cooperaram pela educação no Brasil. Também durante a exposição, Mario pontuou a paixão dos educadores em geral, e no pensamento de Teixeira, a pluralidade da educação, a esperança de aprendizado dentro da cultura do sertão, a juventude, a empatia e a amizade. E para enriquecer e abrilhantar ainda mais o assunto, o historiador citou trechos de livros e poesias, como a famosa música de Milton Nascimento, que diz: “Coração de estudante… alegria e muito sonho espalhados pelo caminho ... folhas, coração, juventude e fé”.

Já encaminhando-se para o final de sua participação, o diretor da Dimeca falou um pouco mais sobre a trajetória de Anísio que, em vida, foi convidado para ser conselheiro de educação da Unesco. “Ele de fato teve pioneirismo no pensamento de educação integral e aberta. Até hoje, tem seu nome associado ao Inep e às leis e diretrizes da educação”, afirmou.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.