Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Laborarte restaura quadro do acervo do Instituto Aggeu Magalhães
Início do conteúdo da página

Laborarte restaura quadro do acervo do Instituto Aggeu Magalhães

Publicado: Sexta, 20 de Agosto de 2021, 14h37 | Última atualização em Sexta, 20 de Agosto de 2021, 15h35 | Acessos: 236

Restauração da obra de autoria de Baltazar da Câmara durou dez meses

 

Após dez meses de trabalho, um quadro de autoria de Baltazar da Câmara foi restaurado pelo Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte (Laborarte), da Fundação Joaquim Nabuco. A obra do pintor pernambucano faz parte do acervo do Instituto Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco (Fiocruz/PE). Trata-se de um retrato de Aggeu de Godoy Magalhães, médico e pesquisador que nasceu na cidade de Petrolândia, Sertão de Pernambuco.

O trabalho foi iniciado por Marcos Pinto, servidor falecido que prestou 40 anos de serviços ao Laborarte. Quem finalizou a obra foi a restauradora do laboratório, Cecília Sátiro. O quadro passou por processos de restauração na moldura, além de desinfestação, costura de rasgo, preenchimento de lacunas, reentelamento, remoção de verniz, nivelamento, reintegração cromática e aplicação de verniz final na tela.

"O resultado é sempre uma garantia de excelência. O que eu acho importante desse trabalho é que ele foi fruto de uma aproximação e parceria entre duas instituições que se dedicam à ciência e a arte uniu as duas instituições", destaca Silvia Santos, que coordena a Comissão para Gestão de Acervos Culturais das Ciências e da Saúde do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.