Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Muhne homenageará Mamulengo no próximo Domingo dos Pequenos
Início do conteúdo da página

Muhne homenageará Mamulengo no próximo Domingo dos Pequenos

Publicado: Sexta, 20 de Agosto de 2021, 16h01 | Última atualização em Sexta, 20 de Agosto de 2021, 16h01 | Acessos: 201

Atividade online acontecerá neste domingo (22), no perfil do Museu do Homem do Nordeste no Instagram (@museudohomemdonordeste)

Na 8ª edição do ano do Domingo dos Pequenos, o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) trabalhará a temática "Patrimônio cultural: o Mamulengo”. Com a oficina “Confecção de fantoche”, o público aprenderá a construir seu próprio boneco. A programação será online, neste domingo (22), pelo Instagram @museudohomemdonordeste.

"Este ano, o educativo do Muhne escolheu essa temática para o Domingo dos Pequenos por causa da 14ª Semana do Patrimônio Cultural. Pois, além de fazer parte da cultura popular Nordestina, a arte encenada pelos fantoches regionais encanta crianças e adultos. Dessa forma, a oficina de confecção de fantoches fará o público participante dar asas à imaginação, podendo desempenhar diversos papéis sociais através das personagens e histórias criadas, experimentando diferentes sensações e emoções", afirmou o monitor do Educativo do Muhne, ngelo Araújo.

O Mamulengo foi criado no interior do Nordeste e é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. Sua apresentação é uma brincadeira repassada oralmente em algumas famílias ou de mestre para aprendiz. No ano de 2015, a atividade foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo batizada de forma unificada como Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.

A oficina “Confecção de fantoche” será ministrada pelo monitor ngelo, no IGTV do Instagram do Museu, às 11h. Para participar e confeccionar seu próprio fantoche, o público precisará de uma folha de E.V.A, uma cola, um pedaço de papelão médio, olhos decorativos, uma meia e uma tesoura.

Serviço:

8ª edição do Domingo dos Pequenos

Tema: Patrimônio cultural: o Mamulengo
Data: 22 de agosto
Plataforma: @museudohomemdonordeste no Instagram

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.