Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > 120ª Reunião do Condir aprova projeto de pesquisa sobre comunidades educativas e acordo de cooperação com Academia Paraibana de Letras
Início do conteúdo da página

120ª Reunião do Condir aprova projeto de pesquisa sobre comunidades educativas e acordo de cooperação com Academia Paraibana de Letras

Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 15h46 | Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 16h26 | Acessos: 166

Encontro aconteceu nesta quinta-feira e aprovou, ainda, plano base da Política de Comunicação

A 120ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor (Condir) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) aconteceu nesta quinta-feira (26) e aprovou projeto de pesquisa sobre comunidades educativas e acordo de cooperação técnica com a Academia Paraibana de Letras. O encontro foi virtual, por meio do Google Meet, e teve como destaque também a aprovação do plano base da Política de Comunicação da Fundaj.

Como primeira ordem do dia, foi apresentada a proposta do projeto de pesquisa: “Comunidades educativas: estudo dos modos de ensinar e aprender o saberfazer”. O estudo foi coordenado pelo pesquisador da Casa, Maurício Antunes Tavares, e busca compreender a construção de conhecimento realizado coletivamente por grupos, movimentos sociais e coletivos que têm o objetivo de preservar o saber popular e, a partir daí, promover a renovação do pensamento pedagógico. O relator foi o diretor de Planejamento e Administração (Diplad), Allan Araújo, que apontou a relevância da temática e a importância do fortalecimento das redes de colaboração da Fundaj com outras instituições de ensino superior.

Aprovado com unanimidade, o projeto foi elogiado pelo diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte, Mario Helio. “Meu voto é favorável, ressaltando o aspecto positivo do estudo. Estando a Fundação no âmbito do Ministério da Educação e havendo carência de pesquisas em torno da educação, essa é uma pesquisa que merece aprovação”, destacou. O diretor da Dipes, Luís Henrique Romani, completou a discussão falando sobre a importância de uma iniciativa que está articulada com a missão da Fundaj de gerar conhecimento democrático no campo das humanidades.

A pesquisa “Comunidades educativas: estudo dos modos de ensinar e aprender o saberfazer” tem como objetivo realizar estudos de caso sobre comunidades educativas populares, como o projeto de segurança alimentar desenvolvido pelo Centro Cultural Quilombo do Catucá, no município de Camaragibe. O estudo será realizado por uma equipe composta por professores da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Católica de Pernambuco, mestrandos da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Fundaj. Além dos estudos de caso, o projeto propõe a realização de oficinas, seminário, apresentação em eventos, artigos científicos, dentre outros produtos.

Outro item da ordem do dia foi a proposta de acordo de cooperação técnica entre a Fundação Joaquim Nabuco e a Academia Paraibana de Letras. O relator foi Allan Araújo, que explicou: “O objetivo é estabelecer cooperação técnica entre as entidades no intercâmbio de experiências, informações e tecnologias, visando a implementação de ações conjuntas no domínio de suas respectivas atribuições e especialidades”. A proposta visa a participação da Fundaj nas atividades de comemoração aos 80 anos da APL.

“Acho que é importante destacar que essa não é uma iniciativa nova, a Fundaj tem feito isso de abrir os seus horizontes e firmar acordos para somar esforços”, ressaltou Mario Helio. O item foi aprovado e celebrado pelo conselho. O diretor de Formação Profissional e Inovação, Wagner Maciel, parabenizou a proposta. “Gostaria de parabenizar a iniciativa, isso mostra o reconhecimento da Fundaj”, completou.

O diretor Mario Helio fez a leitura da Proposta de Política de Comunicação da Fundaj. A pauta tem como objetivo promover o relacionamento da instituição com seus públicos, além de integrar a comunicação interna com as diretorias e coordenações e divulgar as produções e atividades científicas, educacionais e culturais desenvolvidas.

No parecer, o relator Mario Helio fez observações sobre a importância da comunicação para oficializar o trabalho da instituição, incluindo suas publicações científicas e culturais. O plano base da proposta foi aprovado e deve ser pauta nas próximas reuniões do Condir, com os ajustes sugeridos pelo conselho.

Assuntos de ordem geral

O Conselho Diretor tratou, ainda, de assuntos de ordem geral. Um dos tópicos foi a volta dos equipamentos culturais da Fundaj, como o Engenho Massangana e o Museu do Homem do Nordeste, que reabriram ao público no último dia 19. O presidente da Fundaj, Antônio Campos, destacou, ainda, a publicação seleta de textos de Gilberto Freyre e o Oriente de Salamanca.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.