Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Exame de Acesso ao Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional está com inscrições abertas
Início do conteúdo da página

Exame de Acesso ao Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional está com inscrições abertas

Publicado: Segunda, 13 de Setembro de 2021, 19h01 | Última atualização em Segunda, 13 de Setembro de 2021, 19h01 | Acessos: 508

Profissionais interessados têm até o próximo dia 29 de outubro para inscreverem-se, por meio do site www.profsocio.ufc.br

O Exame Nacional de Acesso 2021 ao Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) está com inscrições abertas. A formação é destinada à professores ministrantes de componentes curriculares das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e sua seleção é composta por envio de carta de intenções, defesa online dessa carta e arguição online de conhecimentos, a partir de uma bibliografia básica informada no edital. O preenchimento do formulário online e o envio da carta de intenções é a primeira etapa e deverá ser realizada até o próximo dia 29 de outubro. Confira o edital.

“O ProfSocio oferece uma formação de alto nível para professores da Educação Básica pública. O processo seletivo deste ano traz algumas exigências novas, como a apresentação de declaração de escola pública de que o candidato está ministrando em 2021.2 componente curricular na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, afirmou a coordenadora do ProfSocio da Fundaj, Viviane Toraci.

Na primeira fase do processo seletivo, o candidato deverá enviar sua Carta de Intenções (com 5 a 10 laudas); seu diploma ou declaração de conclusão de graduação em licenciatura; uma declaração em papel timbrado da instituição de ensino pública em que leciona componente curricular da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; seu documento de identidade; seu Currículo Lattes e o comprovante de pagamento de taxa de inscrição. E para os candidatos com deficiência, uma cópia do atestado de deficiência autenticado em cartório.

A etapa de defesa das cartas de intenções será de 29 de novembro a 3 de dezembro deste ano. Já a arguição de conhecimentos específicos, de 13 a 17 de dezembro. E a divulgação da lista final de aprovados sairá no dia 23 de dezembro.

Sobre o curso
Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC), o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional é um curso presencial voltado para professores da rede pública de ensino em exercício (em componente da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). Dividido nas linhas de pesquisa “Educação, Escola e Sociedade”, “Juventude e Questões Contemporâneas” e “Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares”, ele é gratuito e tem duração de 2 anos.

Como meta, o curso busca desenvolver nos alunos as competências para estruturar e executar uma aula de acordo com a legislação vigente e o projeto político pedagógico da escola onde atuam. Para isso, as aulas compreendem habilidades que combinam domínio de conteúdos de Sociologia e Ciências Sociais, da legislação educacional brasileira e técnicas pedagógicas, somadas à experiência profissional docente.

Ao todo, oito instituições brasileiras oferecem a proposta. Para a Fundaj, existem 27 vagas disponíveis, as quais fazem parte das 137 espalhadas no Brasil.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.