Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Diretoria de Pesquisas Sociais lança e-books sobre Educação no próximo dia 21
Início do conteúdo da página

Diretoria de Pesquisas Sociais lança e-books sobre Educação no próximo dia 21

Publicado: Quarta, 15 de Setembro de 2021, 17h13 | Última atualização em Quarta, 15 de Setembro de 2021, 17h13 | Acessos: 281

Produzidos pela Editora Massangana, os títulos são resultados de debates do EpePE de 2016. Nova edição ocorre em novembro

A Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), promove o lançamento virtual de dois e-books sobre Educação no próximo dia 21 de setembro, às 17h. Os títulos “Práticas Pedagógicas e Formação de Professores, em contextos diferenciados” e “Política e Gestão da Educação, pesquisa educacional em Pernambuco”, produzidos pela Editora Massangana, são resultado dos debates do 6º Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (epePE), edição de 2016. O evento integra a programação de divulgação do 8º epePE e será transmitido no canal da Fundaj, no YouTube.

Uma das organizadoras, a pesquisadora da Dipes Cibele Rodrigues aponta que as obras tratam aspectos teóricos de abordagens como Práticas Pedagógicas, Educação do Campo e Políticas de Avaliação. “Têm textos sobre articulações do contexto global com o âmbito local e trabalhos sobre práticas que acontecem nas escolas, como o ensino de matemática, a educação de jovens e adultos, interface entre a psicologia e a educação infantil, alfabetização, o acompanhamento pedagógico, e uma grande diversidade de temas”, pincela Cibele, ao destacar que se tratam de artigos premiados de pesquisadores em programas de pós-graduação de Pernambuco.

Também integra a organização dos títulos, a pesquisadora da Dipes Patrícia Simões, doutora em Psicologia Cognitiva e especialista em Educação Infantil, em parceria com a pedagoga e socióloga Luciana Marques, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e com o professor de Sociologia Ednaldo Torres, da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). O conselho editorial de ambas publicações teve como membro o pesquisador Diogo Helal, especialista em Administração e Ciências Sociais. O 8º epePE ocorrerá de 23 a 25 de novembro e discutirá a temática “Educação: esperançar em tempos de crises”.

Sobre os títulos

Ebook 1: “Práticas pedagógicas e formação de professores em contextos diferenciados”

Este livro corresponde ao segundo volume de uma trilogia com textos do 6º epePE. Enaltece a perseverança de profissionais que promovem profundas mudanças nos diversos contextos educacionais do Estado. Esse volume é composto por artigos que apresentam abordagens ricas nas temáticas fundamentais para conhecer a complexidade das realidades educacionais em Pernambuco. Realizado em maio de 2016, o 6º encontro teve como horizonte o debate sobre o Plano Nacional de Educação e se consolidou como um referencial para a análise e construção das práticas educacionais no Estado.

Ebook 2: “Política e Gestão da Educação, pesquisa educacional em Pernambuco”

Este livro corresponde ao terceiro volume de uma trilogia com textos do 6º epePE. O tema das políticas educacionais permeia todos os textos em suas diversas nuanças. O evento apontava para questões relativas ao Plano Nacional de Educação, como o referencial para a construção de políticas educacionais, que são analisadas nesta coletânea. Destaca-se que o livro insere-se nas ações do Programa Institucional “Territórios de Educação e Cultura”, cuja coordenação foi integrada, entre 2016 e 2019, pelos pesquisadores da Dipes Cibele Rodrigues e Maurício Antunes.

Serviço
Lançamento de e-books da Dipes
Data: 21 de setembro
Horário: 17h
Transmissão: canal da Fundaj, no YouTube

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.