Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > InovaFundaj debate modelos de agricultura para o Nordeste
Início do conteúdo da página

InovaFundaj debate modelos de agricultura para o Nordeste

Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 10h45 | Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 10h39 | Acessos: 267

Edição recebe estudiosos e especialistas em webinar nesta quarta (22), às 18h. Transmissão via YouTube

Dos 1,56 milhão de km² que compõem o Nordeste do Brasil, 64,8% está situado no semiárido brasileiro, onde figuram secas sazonais e históricas. Apesar das adversidades, a atividade agrícola na região tem contribuição significativa para a economia nacional. Estes e outros pontos serão abordados por especialistas e estudiosos no debate “Da agricultura familiar ao agrobusiness: modelos viáveis para a região Nordeste”, em edição do InovaFundaj na próxima quarta-feira (22), às 18h. Transmissão no canal da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no YouTube.

O InovaFundaj é uma promoção da da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), em parceria com o Programa de Pós-Graduação, ambas da Fundaj. Em setembro, o webinário inicia uma série a partir de temas transversais, que contemplem as turmas de Economia e Desenvolvimento Regional e Gestão Pública e Inovação. “Este tema envolve ambas as formações. Trataremos sobre modelos de produção e empreendedorismo familiar como na agroindústria e investimentos”, explica o diretor da Difor, Wagner Maciel.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, apontam que a região contava com 2,3 milhões de estabelecimentos rurais até 2017. Destes, 79,2% correspondiam aos agricultores familiares. Relevância mantida pelo número de profissionais ocupados e que surpreende pela quantidade de terra: apenas 36,6% dos 70 milhões de hectares destinados à atividade agropecuária. Ou seja, ainda que com a menor concentração de terras, a agricultura familiar tem se mantido como a principal forma de produção no Nordeste.

O evento recebe para o debate o secretário adjunto de Inovação e Tecnologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Cléber Soares; e o engenheiro agrônomo José Geraldo de França, professor titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/Uast). A mediação fica por conta do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, que já atuou como secretário estadual de Produção Rural e Reforma Agrária e nacional do Desenvolvimento Agropecuário.

Serviço
InovaFundaj debate “Da agricultura familiar ao agrobusiness: modelos viáveis para a região Nordeste”
Data: 22 de setembro
Horário: 18h
Transmissão via YouTube

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.