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IV Jornada de Estudos das Infâncias debaterá efeitos da Covid-19 na vida das crianças

Publicado: Quinta, 30 de Setembro de 2021, 17h50 | Última atualização em Quinta, 30 de Setembro de 2021, 18h09 | Acessos: 223

Evento online e gratuito ocorre de 5 a 7 de outubro e oferecerá certificado de participação

De que forma as crianças foram afetadas pela Covid-19? A IV Jornada de Estudos das Infâncias discutirá essa questão por meio de dados sobre a vivência dessa faixa etária nesse período. Promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Culturas e Identidades (da Fundaj e UFRPE), a programação será online e acontecerá de 5 a 7 de outubro. Partindo da temática “Infâncias Resistem: Vivências e Experiências de Crianças na Pandemia de Covid-19”, as palestras serão transmitidas pelo Google Meet e YouTube.

“Considerando que as crianças são as vítimas mais vulneráveis em qualquer situação de crise social, o Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade (GPIEDUC) propõe discutir os efeitos do isolamento e da suspensão das aulas nas escolas nos cotidianos das crianças, na ocupação dos espaços públicos e na educação”, afirmou a coordenadora do GPIEDUC e do evento, Patrícia Simões.

Com atividades sobre Políticas de Educação Infantil, laços sociais e brincadeiras, o evento terá a participação de especialistas da educação como Claudilene Maria da Silva e Marlene Burégio. Além disso, a programação contará com apresentações e discussões de resultados de pesquisas. O evento é gratuito, aberto para todos os interessados e entregará certificado de participação para quem se inscrever, por meio do site: www.even3.com.br/ivjornadaestudosinfancias.

Formado por pesquisadores, estudiosos da área, docentes, discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ), o GPIEDUC promove a Jornada de Estudos das Infâncias anualmente, desde 2018. A cada edição, escolhe-se um tema e são debatidas questões teóricas, conceituais e metodológicas das pesquisas sobre as infâncias desenvolvidas pelo grupo. Seus estudos buscam abordagens teórico-metodológicas, caracterizadas pela conjugação de análises qualitativas e quantitativas de dados, e que contemplem as diferentes dimensões dos fenômenos estudados.

Serviço:
IV Jornada de Estudos das Infâncias - Infâncias Insistem e Resistem: vivências e experiências de crianças na pandemia de COVID-19
Data: 5 a 7 de outubro de 2021
Horário: 9h às 17h30
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2XnARXX
Transmissão pelo YouTube e Google Meet

Programação:

Terça-feira (05/10):

Sessão de Abertura - 9h às 9h15
Apresentação Cultural - 9h15 às 9h30
Pra começo de conversa, a criança - 9h30 às 9h50
Palestra de Abertura: Pesquisas em Educação Infantil em Tempos de Pandemia - 9h50 às 11h30
Painel 1 - Políticas de Educação Infantil na Pandemia de Covid-19: desafios e enfrentamentos - 14h às 15h30
Painel 2 - Composições, dizeres, aprenderes, fazeres e gestos das crianças e da infância: o que nos dão a ler e a pensar a Educação Infantil? - 16h às 17h30

Quarta-feira (06/10):

Pra começo de conversa, a criança - 9h às 9h15
Palestra: Infâncias Negras Resistem - 9h15 às 10h15
Painel 3 - Pandemia, espaços e tempos: as infâncias insistem - 14h às 15h30
Painel 4 - Tecendo resistências com as infâncias no laço social contemporâneo - 16h às 17h30

Quinta-feira (07/10):

Pra começo de conversa, a criança - 9h às 9h15
Brinquedos e brincadeiras na Pandemia: o papel do lúdico na Educação Infantil - 9h15 às 10h15
Painel 5 - A Educação Infantil na Pandemia: recriação de práticas e construção de novos saberes - 14h às 15h30
Painel 6 - Vivências e Experiências na Pandemia: as infâncias resistem - 16h às 17h30
Sessão de Encerramento - 18h às 19h

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