Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Belchior é tema do bate-papo com a escritora Chris Fuscaldo e o músico Juvenil Silva no Sonora Coletiva
Início do conteúdo da página

Belchior é tema do bate-papo com a escritora Chris Fuscaldo e o músico Juvenil Silva no Sonora Coletiva

Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 09h41 | Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 11h48 | Acessos: 159

Em outubro deste ano, o compositor e cantor cearense Belchior completaria 75 anos. Com uma das obras mais originais e instigantes da música popular brasileira, que nos legou canções clássicas como “Apenas um Rapaz Latino-Americano”, “Alucinação”, “Como os Nossos Pais”, “Velha Roupa Colorida”, “Coração Selvagem”, “Tudo Outra Vez”, “Galos, Noites e Quintais”, entre tantas, Belchior passou os últimos dez anos de sua vida recluso e praticamente como um andarilho. Longe dos holofotes do show business e da mídia, peregrinou pelo Uruguai e no Sul do país, onde faleceu em 2017.

Lançar uma luz sobre os últimos anos desse artista ímpar da MPB levou a jornalista e escritora Chris Fuscaldo e o também jornalista e escritor Marcelo Bortoloti a trilharem os mesmos passos de Belchior e a escreverem o livro Viver é melhor que sonhar, lançado já durante a pandemia. O livro e a obra do compositor e cantor cearense serão abordados no próximo Sonora Coletiva, dia 21 (quinta-feira), a partir das 19 horas. O bate-papo terá a participação mais que especial do músico pernambucano Juvenil Silva, que tem um projeto paralelo à sua carreira artística solo em torno da música de Belchior, A Banda dos Corações Selvagens, criada em 2016.
 
Segundo Chris Fuscaldo, o livro Viver é Melhor que Sonhar - Os últimos caminhos de Belchior (Ed. Sonora), escrito a quatro mãos com o também doutor em Literatura Marcelo Bortoloti, é um “road book e foi concebido enquanto seguíamos as paralelas que o artista percorreu e as pegadas que deixou”. Com ampla divulgação na mídia, o livro teve seus direitos vendidos para a Urca Filmes – que vai adaptar a história de Belchior para longa-metragem – e os autores assumiram a pesquisa na série “Procurando Belchior”, dirigida por Eduardo Albergaria e coprodução entre a Urca Filmes e o Canal Brasil.

Com a participação especial de Juvenil Silva no bate-papo, o Sonora Coletiva terá a presença de um dos artistas mais profícuo da cena pós-Manguebeat no Recife. Com trabalho autoral que
gerou os seus primeiros álbuns em mídias físicas e vários outros disponíveis nas plataformas digitais, além daqueles produzidos durante a pandemia e que podem ser adquiridos em suas redes sociais, Juvenil Silva lidera A Banda dos Corações Selvagens, criada ainda um ano antes da morte de Belchior. Com o projeto, Juvenil Silva já se apresentou no Recife e em outras cidades do país fazendo uma releitura original da obra do artista cearense com um groove mais roqueiro e psicodélico.
   
SAIBA MAIS
Sonora Coletiva é o canal experimental da revista eletrônica de divulgação científica
COLETIVA, publicada pela Fundaj. Sediada no Recife, a revista disponibiliza dossiês temáticos
com uma perspectiva de diálogo entre saberes acadêmicos e outras formas de conhecimento,
prezando pela diversidade sociocultural e liberdade de expressão. É voltada para um público
amplo, curioso e crítico. O projeto integra o ProfSocio, o multiHlab e a Villa Digital, envolvendo
ainda as diversas diretorias da Fundaj.
 
SERVIÇO
LIVE – Belchior. Viver é melhor que sonhar
SONORA COLETIVA conversa com CHRIS FUSCALDO
Participação Especial de JUVENIL SILVA
 
21 OUTUBRO (quinta-feira) - 19h - Canal do multiHlab no YouTube
Participações - Allan Monteiro, Cristiano Borba e Túlio Velho Barreto (Fundaj)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.