Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj realiza palestra do Outubro Rosa no dia 26
Início do conteúdo da página

Fundaj realiza palestra do Outubro Rosa no dia 26

Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 15h03 | Última atualização em Quinta, 21 de Outubro de 2021, 11h17 | Acessos: 166

Atividade será realizada às 16h, no Cinema do Museu, com a mastologista Alessandra Saraiva e a oncologista Silvia Borges Fontan

De acordo com o Instituto Oncoguia, 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm possibilidade de cura. É por isso que, anualmente, o movimento internacional Outubro Rosa ganha tanto destaque, e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promove no dia 26 de outubro, às 16h, um bate-papo com a mastologista Alessandra Saraiva e a oncologista Silvia Borges Fontan. A conversa será no Cinema do Museu, no Complexo Cultural Gilberto Freyre, em Casa Forte, no Recife.

Levantamento publicado na Revista de Saúde Pública aponta que o número de mamografias para mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizadas na rede pública diminuiu 42% em 2020 na comparação com 2019. “É importante mostrarmos às mulheres que apesar da pandemia, não podemos deixar de fazer o rastreamento, de realizarem os exames anualmente. O câncer não espera”, alerta a Alessandra Saraiva. Ainda de acordo com a mastologista, neste ano a campanha Outubro Rosa tem sido intensificada para que não haja queda na dimensão do ano anterior.

O evento é promovido pela Coordenação-Geral de Planejamento e Gestão de Pessoas (CGPGP) da Fundaj e destinado a colaboradoras e público em geral. De acordo com a coordenadora Mary Ann Pimentel, estarão disponíveis carros para a condução das servidoras, terceirizadas e estagiárias dos campi Apipucos e Derby, no Recife, e Engenho Massangana, no município do Cabo de Santo Agostinho. “Esta atividade integra um conjunto de outras iniciativas da Casa, pois entendemos a importância da conscientização e da atenção aos nossos colaboradores”, destacou. 

Durante o evento, a coordenadora do Centro de Documentação e Estudos da História Brasileira (Cehibra), Albertina Malta, partilhará um depoimento.

Sobre as palestrantes
Alessandra Saraiva é mastologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia. Atua na Prefeitura do Ipojuca, na Oncoclínica Recife e na Marinha do Brasil. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em mastologia, atuando na área clínica e cirúrgica. Silvia Borges Fontan é oncologista. Atua no Hospital do Câncer de Pernambuco, Hospital Barão de Lucena, Oncoclinica Recife e Hospital Santa Joana. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oncologia. 

Serviço
Outubro Rosa na Fundaj
Local: Cinema do Museu (Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte, Recife)
Data: terça-feira, 26 de outubro
Horário: 16h
Evento aberto a público

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.