Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

18 DE AGOSTO DE 2015

Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2015, 08h07 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 21h20 | Acessos: 526

Clipagem ASCOM

Recife, 18 de Agosto de 2015

 


:: Jornal do Commercio

Caderno C

Cinema

Permanência (BRA, 2015). De Leonardo Lacca. Com Irandhir Santos, Rita Carelli, Silvio Restiffe. Drama. 14 anos. A viajem de um fotógrafo desperta sentimentos antigos por uma ex-namorada. Cinema da Fundação – 18h40, 20h30.

 

:: Folha de Pernambuco

Programa

Guia Folha

Permanência / De Leonaro Lacca. Com Irandhir Santos, Rita Carelli, Silvio Restiffe. Ivo é um fotógrafo pernambucano que viaja a São Paulo para fazer sua primeira exposição individual. Ele aceita o convite da ex-namorada Rita para se hospedar na casa dela.Mas hoje, Rita já está casada com outro homem, e Ivo também deixou um amor em sua cidade natal. Cinema da Fundação: 18h40, 20h30. 14 anos.

 

:: Diario de Pernambuco

Viver

Letras às terças

Retratos

Os rostos são sérios, quase impessoais, não fora a delicadeza e o olhar qua distante, da moça, o jeito ao mesmo tempo sonhador e imperioso do homem. Ambos têm uma flor no peito: uma orquídea, para ela, e para ele, um raminho de melindre e uma florzinha no meio. São um casal que a objetiva de um fotógrafo desconhecido fixou no tempo. Quem são, como o saber? Mais adiante, no mesmo Album, um senhor grave nos olha e logo, um grupo, a família reunida para uma pose. Crianças sérias, meninos quase tristes, matronas altivas ou sinhazinhas como fixando algo mais além, algo que não vemos, mas que chegaram até nós, quase eternizadas por Flosculo Magalhães, Piereck, Herminia Costa, Henschel, os fotógrafos da época. Em postais dedicados a uma amiga, uma parente, “como prova de amizade”, parente, amiga, apagadas pelo tempo, amizade, que o tempo dissolveu, e agora se reencontram aqui, num esplêndido, bem cuidado, bem impresso, lindo Album. 

O retrato e o tempo, foi o titulo escolhido para reunir num volume de quase 400 páginas, oitenta anos da vida pernambucana, em fotografias que Augusto Rodrigues recolheu e colecionou e que a Fundação Joaquim Nabuco conservou e cuidou, ao longo dos anos, com carinho e eficiência. Um lindo trabalho ao qual Pernambuco será para sempre devedor. Durante anos Rita de Cássia Barbosa e Tereza Alexandrina Mota pesquisaram, organizaram, estudaram essas fotos, que funcionários dedicados, como Augusto Jorge de Mendonça Neto, Marjha haviam selecionado por tanto tempo. Para o Album, especialistas de vários lugares do pais, escreveram textos reveladores. 

E o resultado esta ai: O retrato e o tempo será lançado na sede da Fundaj, dia 19, às 19 horas. Com festa, lançamentos de várias obras consagradas e palestra de Pedro Nabuco comemorando os 166 anos de seu bisavô, o patrono da Fundação Joaquim Nabuco.


João Alberto

Movimento

Paulo Rubem Santiago inaugura sexta-feira o cinema do Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte.

 

Cinema

Permanência - Fotógrafo revive paixão por amiga casada ao apresentar exposição. 14 anos. Cinema da Fundação. 15h (dom), 17h15 (sáb), 18h40 (exceto sáb, dom, seg), 20h10 (dom), 20h30 (exceto sáb, dom, seg).

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.