10 DE JULHO DE 2015
Clipagem ASCOM
Recife, 10 de Julho de 2015
:: Jornal do Commercio
Política
Homenagem pelo centenário de Julião
O centenário de nascimento e os 16 anos de falecimento de Francisco Julião serão lembrados hoje, a partir das 9h, na Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, com o lançamento de dois livros escritos pelo líder das Ligas Camponesas no Brasil. Um deles - Até Quarta, Isabela - foi escrito por Julião na prisão, no período da ditadura militar. O outro título é Cambão, a Face Oculta do Brasil, escrito no seu exílio no México e que já foi editado em pelo menos seis línguas.
Também será lançado um site em homenagem a Julião, reunindo fotos, textos, entrevistas, cartas, artigos e jornais das Ligas Camponesas. Os documentos foram reunidos através de doações de pessoas de todo o País. “O site vai mostrar o Julião escritor, advogado, político, parlamentar, cordelista. Será uma referência para algumas gerações que têm pouco contato com essa parte da história do Brasil e que, ainda hoje, se fala em reforma agrária”, disse Sylvia Siqueira Campos, presidente da ONG Mirim Brasil, organizadora do site.
Outro ponto abordado no evento será a assinatura de um documento por movimentos sociais ligados à luta agrária pedindo o envio ao Brasil das cinzas de Francisco Julião, que estão no México, onde faleceu. “Ele ainda é o único exilado político da sua terra. A vontade dele era ser enterrado em Pernambuco”, afirmou o filho de Julião, o antropólogo Anacleto Julião. Um documento semelhante já foi entregue à presidente Dilma Rousseff e, com o novo texto, a família espera pressionar o governo sobre o tema.
Caderno C
Cinema
O Amor é Estranho (Love is Strange, EUA / FRA, 2014). De Ira Sachs. Com Alfred Molina e John Lithgow. Drama. 14 anos. Dois homens vivem juntos a 40 anos passam por uma situação financeira difícil e dependem da ajuda de amigos e parentes. Cinema da Fundação: 18h30.
Rainha e País (Queen and Country, IRL / FRA / ROM, 2014). De Jonh Boorman. Com Callum Turner, Caleb Landry. Drama. 14 anos. Um jovem em missão militar se apaixona por garota misteriosa. Cinema da Fundação – 16h20.
Jauja (ARG / DIN / FRA / EUA, 2015). De Lisandro Alonso. Com Viggo Mortensen, Ghita Norby, Viilbjork Malling Agger, Misael Saavedra. Faroeste. 12 anos. Homem e a filha viajam para deserto no fim do mundo. Cinema da Fundação – 20h30.
:: Folha de Pernambuco
Programa
Guia Folha
O Amor é Estranho / (Love is Strange). De Ira Sachs. Com Alfred Molina e John Lithgow. Ben e George são dois homens que vivem juntos há 40 anos. Quando casam-se, George perde o emprego na escola católica onde ensina. Cinema da Fundação: 18h30 . 14 anos.
Rainha e País / De John Boorman. Com Callum Turner, Caleb Landry, David Thewlis. No período da Segunda Guerra Mundial, Bill Rohan tem dezoito anos e um futuro pela frente. Seu sonho é se alistar no exército para lutar na guerra. Assim que inicia um romance com uma bela moça da vizinhança, é obrigado a se separar dela para realizar um treinamento de dois anos numa missão militar na Coréia. Cinema da Fundação: 16h20. 14 anos
Jauja / De Lisandro Alonso. Com Viggo Mortensen, Ghita Norby, Viilbjork, Malling Agger. Um homem e sua filha embarcam numa viagem que tem como destino um deserto localizado no fim do mundo. Esta é uma empreitada da qual muitos já se aventuraram, mas poucos conseguiram concluir com sucesso. Cinema da Fundação : 20h30. 12 anos
:: Diario de Pernambuco
Viver
Cinema
O amor é estranho – 14 anos. Cinema da Fundação. 14h30 (dom), 20h40 (sáb), 18h30 (sex, dom).
Rainha e país – 14 anos. Cinema da Fundação. 14h (sáb), 16h20 (sex, dom), 18h25 ( sáb), 20h20 (ter).
Jauja – 12 anos. Cinema da Fundação. 20h30 (sex), 20h30 (sáb).
Sangue azul – 16 anos. Cinema da Fundação. 16h10 (sáb).
Redes Sociais